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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
reflexão teórica. Diante de uma panorâmica histórico-tem-
poral, colocamos em evidência a forte presença de Freire,
por meio de suas reflexões sobre a prática do professor no
processo de inclusão dos estudantes com deficiência na
escola comum, ainda em construção. Sabiamente, o edu-
cador nos apresenta essa aproximação do professor com
seus estudantes:
Preciso [...] saber ou abrir-me à realidade desses
alunos com quem partilho a minha atividade pe-
dagógica. Preciso tornar-me, se não absolutamen-
te íntimo de sua forma de estar sendo, no mínimo,
menos estranho e distante dela. E a
diminuição
de minha estranheza ou de minha distância
da realidade hostil em que vivem meus alunos
não é uma questão de pura geografia. Minha
abertura à realidade negadora de seu projeto
de gente é uma questão de real adesão de mi-
nha parte a eles e a elas, a seu direito de ser.
(FREIRE, 1996, p. 155).
Direito de ser, direito de estar presente no ambiente
escolar, direito de partilhar conhecimentos, enfim, direito de
aprender. Com essas expressões, finalizamos nossa reflexão,
afirmando que a inclusão não se restringe somente à oferta
de matrícula, pois esta não garante acesso, permanência e
muito menos aprendizagem. Para que esse direito se efeti-
ve, mudanças radicais nos sistemas de ensino são impres-
cindíveis, desde a acessibilidade arquitetônica até o diálogo
aberto, haja vista a necessidade de construção de um cur-
rículo inclusivo e de uma cultura que valorize as diferenças.
Inferimos, pelo exposto, que a inclusão dos estudantes
com deficiência deve contar com um currículo desafiador e
estímulo à aprendizagem significativa, diante da premissa
de que o ensino é coletivo, e a aprendizagem, individual.
Constatamos também que nosso olhar deve estar
atento às especificidades de cada estudante, pois, consoan-
te ao pensamento de Freire (1996, p. 162-163), “O nosso
olhar é um trabalho realizado com gente, miúda, jovem ou
adulta, mas gente em permanente processo de busca. Gen-