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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

da educação, isto é, as ideias bases para o desenvolvimento

dos projetos educativos. A perspectiva adotada para o pen-

samento de Freire primeiro se encaminha para o rechaço

de uma educação contextualizada e dotada de sentido para

o estudante, sob a acusação de que o uso de referenciais

como Paulo Freire são doutrinadores; segundo desmoraliza

os próprios cursos de formação de professores, afirmando

que esses apenas se ocupam de passar adiante a doutrina de

Freire, levando o senso comum a desacreditar da seriedade

das instituições de ensino, principalmente as universidades;

e por fim, para ocupar essa lacuna deixada pela péssima for-

mação, oferecida aos futuros professores pelas universida-

des, pode entrar em cena a

Escola Sem Partido Treinamento

e Aperfeiçoamento Eireli-ME

, com propostas de treinamen-

to para as instâncias do Estado que aprovarem o Programa

Escola Sem Partido. A maquinaria não é tão simples como

parece, pois é preciso disseminar entre o senso comum a

insegurança nos parâmetros éticos da prática pedagógica, e

a esse objetivo o MESP tem servido muito bem. Paulo Freire

torna-se alvo desse movimento, pois, só quem com olhos

críticos vê os fatos e consegue estabelecer o diálogo entre

micro e macro instâncias pode descortinar o horizonte. Ex-

cluir Paulo Freire de nossos referenciais educativos significa,

para esse Movimento, a imparcialidade científica, para nós

significa deixar às cegas aqueles que virão.

Palavras-chave:

Escola Sem Partido. Paulo Freire. Parceria

público-privado.

REFERÊNCIAS:

GADAMER, Hans-Geog.

Verdade e método I:

traços fun-

damentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis:

Vozes, 2013.

GADAMER, Hans-Georg.

Verdade e método II:

Comple-

mentos e índice. Petrópolis: Vozes, 2011.

SAVIANI, Dermeval.

Pedagogia histórico-crítica: primeiras

aproximações

. Campinas: Autores Associados, 2008