XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
da educação, isto é, as ideias bases para o desenvolvimento
dos projetos educativos. A perspectiva adotada para o pen-
samento de Freire primeiro se encaminha para o rechaço
de uma educação contextualizada e dotada de sentido para
o estudante, sob a acusação de que o uso de referenciais
como Paulo Freire são doutrinadores; segundo desmoraliza
os próprios cursos de formação de professores, afirmando
que esses apenas se ocupam de passar adiante a doutrina de
Freire, levando o senso comum a desacreditar da seriedade
das instituições de ensino, principalmente as universidades;
e por fim, para ocupar essa lacuna deixada pela péssima for-
mação, oferecida aos futuros professores pelas universida-
des, pode entrar em cena a
Escola Sem Partido Treinamento
e Aperfeiçoamento Eireli-ME
, com propostas de treinamen-
to para as instâncias do Estado que aprovarem o Programa
Escola Sem Partido. A maquinaria não é tão simples como
parece, pois é preciso disseminar entre o senso comum a
insegurança nos parâmetros éticos da prática pedagógica, e
a esse objetivo o MESP tem servido muito bem. Paulo Freire
torna-se alvo desse movimento, pois, só quem com olhos
críticos vê os fatos e consegue estabelecer o diálogo entre
micro e macro instâncias pode descortinar o horizonte. Ex-
cluir Paulo Freire de nossos referenciais educativos significa,
para esse Movimento, a imparcialidade científica, para nós
significa deixar às cegas aqueles que virão.
Palavras-chave:
Escola Sem Partido. Paulo Freire. Parceria
público-privado.
REFERÊNCIAS:
GADAMER, Hans-Geog.
Verdade e método I:
traços fun-
damentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis:
Vozes, 2013.
GADAMER, Hans-Georg.
Verdade e método II:
Comple-
mentos e índice. Petrópolis: Vozes, 2011.
SAVIANI, Dermeval.
Pedagogia histórico-crítica: primeiras
aproximações
. Campinas: Autores Associados, 2008