XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1383
EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
EXPERIÊNCIA NO PROJETO DESAFIOS
NA FORMAÇÃO DA EJA: HORIZONTES
PARA DIVERSIDADE E INCLUSÃO SOCIAL
Filipe Botelho Soares Dutra Fernandes
1
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos. Experiência.
Formação.
“Saber que não posso passar despercebido
pelos alunos, e que a maneira
como
perce-
bem me ajuda ou desajuda no cumprimento
de minha tarefa
de
professor,
aumenta em
mim os cuidados com o meu desempenho”.
Paulo Freire
Fazer parte do projeto Desafios na Formação da EJA:
Horizontes para a Diversidade e Inclusão Social, como tutor
do curso de formação de professores na área da Educação
de Jovens e Adultos, tem sido um aprendizado que encaro
como mais um presente que recebi ao longo destes quatro
anos de vivências no extremo sul do Brasil.
Minha mudança para Rio Grande e meu ingresso na
FURG me proporcionaram experiências que certamente têm
contribuído para meu processo de desenvolvimento como
cidadão questionador de ações que colocam o capitalismo
acima dos interesses da população; população esta da qual
faço parte e que se vê refém das práticas de poderosos que
não medem esforços para alcançar seus objetivos, a ponto
de interromperem o mandato de uma presidenta legitima-
mente eleita por volto popular e que por si só já fez história
por ter sido a primeira mulher a ocupar a presidência em um
1
Bacharel em Direito pela Universidade Camilo Castelo Branco – UNICAS-
TELO / SP. Graduando do Curso de Bacharelado em Arqueologia da Uni-
versidade Federal do Rio Grande – FURG / RS. Membro do Programa de
Pós-Graduação Latu Sensu em Educação do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia Sul Rio- Grandense – IFSUL / RS.
filipebsdf@yahoo. com.br