Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1383 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1383 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1383

EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

EXPERIÊNCIA NO PROJETO DESAFIOS

NA FORMAÇÃO DA EJA: HORIZONTES

PARA DIVERSIDADE E INCLUSÃO SOCIAL

Filipe Botelho Soares Dutra Fernandes

1

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Experiência.

Formação.

“Saber que não posso passar despercebido

pelos alunos, e que a maneira

como

perce-

bem me ajuda ou desajuda no cumprimento

de minha tarefa

de

professor,

aumenta em

mim os cuidados com o meu desempenho”.

Paulo Freire

Fazer parte do projeto Desafios na Formação da EJA:

Horizontes para a Diversidade e Inclusão Social, como tutor

do curso de formação de professores na área da Educação

de Jovens e Adultos, tem sido um aprendizado que encaro

como mais um presente que recebi ao longo destes quatro

anos de vivências no extremo sul do Brasil.

Minha mudança para Rio Grande e meu ingresso na

FURG me proporcionaram experiências que certamente têm

contribuído para meu processo de desenvolvimento como

cidadão questionador de ações que colocam o capitalismo

acima dos interesses da população; população esta da qual

faço parte e que se vê refém das práticas de poderosos que

não medem esforços para alcançar seus objetivos, a ponto

de interromperem o mandato de uma presidenta legitima-

mente eleita por volto popular e que por si só já fez história

por ter sido a primeira mulher a ocupar a presidência em um

1

Bacharel em Direito pela Universidade Camilo Castelo Branco – UNICAS-

TELO / SP. Graduando do Curso de Bacharelado em Arqueologia da Uni-

versidade Federal do Rio Grande – FURG / RS. Membro do Programa de

Pós-Graduação Latu Sensu em Educação do Instituto Federal de Educação,

Ciência e Tecnologia Sul Rio- Grandense – IFSUL / RS.

filipebsdf@yahoo. com.br