1382
EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
documental do projeto Escola Sem Partido; b) análise bi-
bliográfica das Obras
Política e Educação
e
Professora Sim,
Tia Não
. A etapa (a) estará engajada no levantamento de
argumentos apresentados como legitimadores do projeto,
enquanto a etapa (b) confrontará esses argumentos segun-
do o ponto de vista das competências esperadas dentro do
campo educacional. Os resultados esperados, levando-se
em conta o conhecimento prévio sobre o projeto analisa-
do, sugerem argumentos injustificáveis, corroborando para
a formação de sujeitos não-críticos, despreocupados com
a realidade social e intolerantes à pluralidade de manifes-
tações religiosas e culturais; exatamente o oposto que se
espera alcançar no ambiente escolar.
Palavras-chave:
Escola Sem Partido. Educação Ideológica.
Paulo Freire.
REFERÊNCIAS:
FILHO, Luiz Lopes Diniz.
Paulo Freire e a “educação bancá-
ria” ideologizada
. Disponível em:
<http://www.esco lasempartido.org/artigos-top/382-paulo-freire-e-a-e ducacao-bancaria-ideologizada>. Acesso em: 11 abr.
2018.
FREIRE, Paulo.
Política e Educação:
ensaios. 5. ed. São Pau-
lo: Cortez, 2001.
FREIRE, Paulo.
Professora sim, tia não:
cartas a quem ousa
ensinar. São Paulo: Olho d’Água, 1997.
The Open Syllabus Project: Opening the curricular black box.
Disponível em:
<http://opensyllabusproject.org/>.
Acesso em: 13 abr. 2018.