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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
a bagunça e a falta de atenção e respeito de muitos alunos
que, ao perceberem seu descontentamento, faziam questão
de provocar e fazer insinuações acerca da situação dela ser
mais velha e estar estudando.
Além de educadores da área da EJA, o curso é com-
posto também de integrantes de movimentos sociais. É in-
teressante ver o quanto estas pessoas têm a contribuir com
seus relatos e histórias de vida, pois estes tipos de movi-
mentos só chegam no interior de São Paulo pela televisão;
em 25 anos, não me recordo de uma vez sequer ouvir falar
do MST na região, embora muitas sejam as grandes proprie-
dades no entorno. Outros movimentos, como o quilombola
e o negro, também lá estão ausentes.
Neste sentido, achei intrigante quando ao chegar em
Rio Grande, fiquei sabendo que aqui estava uma das maio-
res comunidades umbandistas do país; em um seminário so-
bre umbanda que participei no ano de 2017, fiquei saben-
do que Rio Grande possuía uma das maiores comunidades
umbandistas do país. Ao contar isto para amigos em São
Paulo, estes acham estranho, pois a versão que lá chega do
estado do Rio Grande do Sul, exclui totalmente a comunida-
de negra, de modo que foi uma surpresa me deparar com
movimentos tão numerosos e fortalecidos aqui.
Nestes sete meses em que participo do projeto, muito
vi e muito aprendi nos encontros, formações e contato com
os cursistas, pois estes, bem como a equipe, me proporcio-
naram vivenciar realidades diferentes das de onde vim, e
também diferentes das que encontrei em meu próprio curso
ao chegar aqui.
Este curso integra uma das frentes de luta do Progra-
ma de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior
– PAIETS da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O
PAIETS é um programa de extensão que tem cinco frentes
de atuação: 1) Na retomada da Educação Básica; 2) No aces-
so ao Ensino Superior e na Pós-Graduação; 3) Na perma-
nência de indígenas e quilombolas na Universidade; 4) Na
formação de educadores e militantes de movimentos sociais