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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Com base nessas indagações desenvolvemos esse ar-
tigo científico que reconhece em Freire um educador de ex-
celência.
OBJETIVOS
-
Resgatar o entendimento de Freire acerca dos temas:
dialética, educação popular e política.
- Refletir com base no referencial teórico freireano so-
bre aprendizagem enquanto processo e o compro-
misso político que sustenta a proposta da educação
emancipatória.
REFERENCIAL TEÓRICO
Estruturalmente esse tópico está subdividido em três
partes: a primeira referente ao conceito de dialética; a segun-
da parte diz respeito ao conceito de educação popular, e por
fim, a terceira parte resgata o tema educação e política.
a) Freire e a dialética
A obra de Paulo Freire tem por princípio o uso do mé-
todo dialético. Freire, apropria-se de estudos de Hegel, fi-
lósofo alemão, e tal influência acontece em sua produção.
Para Fonseca (2016, p.35), de acordo com Freire a re-
lação opressor/oprimido, busca por um lado a emancipação
das injustiças decorrentes da exploração do trabalho, por
outro lado, afirma ser uma tarefa coletiva da construção do
sentido no processo de humanização. “Dessa forma, pres-
supõe-se que a filosofia de Hegel influencia a noção de li-
bertação de Freire, enquanto comunhão”. Freire afirma que
o processo de libertação, não ocorre isoladamente, mas em
comunhão, mediados pela realidade social e histórica.
Conforme Hegel, a dialética é um movimento, uma es-
trutura, ou até uma lógica do “vir-a-ser”. Para Hegel, a dialé-
tica e a ciência estão imbricados, ou seja, há um movimen-
to, em espiral para a construção do conhecimento. Fonseca
(2016) nos auxilia ao anunciar: