1394
EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
se educa a si mesmo, os homens se e ducam entre si, me-
diados pelo mundo” (FREIRE, 2003a, p.68). Ou seja, educar
exige a presença dos demais, dos outros, do encontro, do
coletivo. Acerca desse envolvimento com sujeitos diferentes
também expõe que não deve haver superioridade ou infe-
rioridade, pois, há níveis de aprendizagem diferenciados e
experiências de vida que permitem saberes diferentes: “Nin-
guém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos
alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa” (FREIRE,
2011, p.84).
Para a pesquisadora Paludo, em sua obra:
Educação
Popular em busca de Alternativas,
É importante explicitar que, para Freire, a opressão não
se reduz à dimensão da exploração econômica, abrange,
também, a dominação cultural e política, as discriminações
étnicas, de gênero, religiosas e de orientação sexual, bem
como as relações predatórias com a natureza. Todas estas
opressões são condicionantes construídos historicamente
que impedem o homem de realizar sua vocação humana no
sentido de ‘ser mais’ (PALUDO, 2001, p.79).
De acordo com essa visão, a Educação Popular é uma
prática educativa que se propõe a ser diferenciada, isto é,
compromissada com os interesses e a emancipação das
classes subalternas. A seguir, passaremos para o próximo
tópico, pois para Freire a educação inerentemente possui
uma dimensão política.
Freire e a política
Freire foi um educador com opção política. Ele tinha
clara radicalidade em sua opção em favor dos oprimidos e
injustiçados, sua prática possuía um posicionamento clara-
mente a favor das classes populares. De acordo com sua
concepção não existe neutralidade nos processos educati-
vos, pois qualquer processo tem por objetivo uma finalida-
de, revelando decisões, opções, convicções, direção, ou seja,
tem uma implicância política.
Paulo Freire, em sua história de vida passou por situa-
ções de fome, fazendo com que desde cedo, descobrisse