1398
EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Cabe ressaltar que Freire exerceu a função de gestão
como Secretário Municipal de Educação da cidade de São
Paulo de 1989 a 1991. Ou seja, além de contribuir teorica-
mente, exerceu na prática atividades que fizeram a diferença
no campo da educação.
METODOLOGIA
A metodologia deste artigo científico consiste em uma
revisão bibliográfica, com base em aspectos qualitativos. A
principal referência teórica é Freire, reconhecido como edu-
cador de excelência e pela vasta produção bibliográfica.
ANÁLISE
A contribuição freireana é de extrema relevância edu-
cacional e social. Esse educador é reconhecido internacio-
nalmente por sua epistemologia política e pedagógica. Frei-
re (2011) assim explica acerca da transformação da socieda-
de provocada pelo processo educativo:
O homem novo e a mulher nova não aparecem por
acaso. O homem novo e a mulher nova vão nas-
cendo na prática da reconstrução revolucionária
da sociedade. Mas, de qualquer maneira, podemos
pensar em algumas qualidades que caracterizam o
homem novo e a mulher nova. O compromisso com
a causa do Povo, com a defesa dos interesses do
Povo é uma destas qualidades. A responsabilidade
no cumprimento do dever, não importa a tarefa que
nos caiba, é um sinal do homem novo e da mulher
nova. O sentido da correta militância política, na
qual vamos aprendendo a superar o individualismo,
o egoísmo, é um sinal, também, do homem novo e
da mulher nova. (FREIRE, 2011, p.99-100).
Na sequência Freire realiza uma defesa em relação à
autonomia, à liberdade, à igualdade, à solidariedade que pa-
vimentam o caminho da libertação e salienta que por meio
da participação política, coletivamente, podemos lutar por
uma reconstrução da sociedade.