XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1399
EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
RESULTADOS ESPERADOS
Por ser um artigo científico de natureza qualitativa, não
há resultados mensuráveis. Espera-se que o mesmo tenha
realizado uma contribuição para o melhor entendimento
científico desenvolvido por Freire no tocante aos conceitos
de dialética, educação popular e política, conforme o objeti-
vo enunciado e também, que tenha provocado a reflexão de
que a aprendizagem ocorre por meio de um processo e que
todo ato educativo é político na medida em que tem um
compromisso com a proposta da educação emancipatória.
Debater as ideias de Freire no contexto atual é de
enorme relevância, uma vez que vivenciamos a condução
dos processos políticos, por meio de “reformas”, ou seja,
uma condução autoritárias dos processos, marcada por
movimentos unilaterais e conservadores. Em tais atuações
percebemos um anti-diálogo e resultados que produzem
“contra-reformas”, destruindo e fragilizando a democracia.
Frente a esse cenário dialogar com as concepções freireanas
é afirmar a defesa por uma educação emancipatória, é afir-
mar a resistência pelos processos democráticos.
REFERÊNCIAS:
DOURADO, Luiz Fernando. Plano Nacional de Educação:
avaliações e retomada do protagonismo da sociedade
civil organizada na luta pela educação. In: FERREIRA,
Naura Syria Carapeto. (Org.).
Políticas públicas e ges-
tão da educação:
polêmicas, fundamentos e análises.
Brasília: Liber Livro Editora, 2011. p. 21-48.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia do Oprimido.
35. ed. São Paulo:
Paz e Terra, 2003a.
FREIRE, Paulo.
Cartas a Cristina:
reflexões sobre minha vida
e minha práxis. 2. ed. São Paulo: UNESP, 2003b.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da Autonomia:
saberes necessá-
rios à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra,
2002.