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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

de desenhar seu caminho, a favor dos valores da integri-

dade moral, ética, ambiental e espiritual. Só assim teremos

uma sociedade solidária, justa e coerente com o pensar e

o agir. Com essa compreensão percebe-se que os valores

são aprendidos não apenas na escola, mas também nela. O

trabalho com valores se enriquece muito se estiver contido

no PPP da escola dando sentido mais profundo as metas da

educação.

[...] o tema dos valores, foi e será um tema-chave

em qualquer processo de ação e de reflexão sobre

as pessoas e suas ações desde a religião à filoso-

fia, desde o pensamento social às doutrinas eco-

nômicas e políticas, desde a educação à psicologia.

Em geral, tudo está envolto em valores (ou contra-

valores) que dão sentido às ideias e às propostas

que em cada âmbito são estabelecidas. (ZABALZA,

2000, p. 21).

Assim, sob o viés dos valores, Zabalza (2000) aponta

que nenhuma educação terá sentido, e se sustentará se não

estiver comprometida com os valores. São eles os grandes

orientadores que ajudam a dar sentido à vida, a construir-se

como pessoa responsável, comprometida e emocional e so-

cialmente ajustada.

É necessário também continuar lutando sempre con-

tra os desvalores que afligem tanto as instituições de ensi-

no, sobretudo aquelas que se deixam conduzir por grupos

de interesses pessoais e políticos. No dizer de Paulo Freire

(2000).

Mecanicistas e humanistas reconhecem o poder

da economia globalizada hoje. Enquanto, porém,

para os primeiros nada há o que fazer em face de

sua força intocável, para os segundos não apenas

é possível, mas se deve lutar contra a robustez do

poder dos poderosos que a globalização intensifi-

cou ao mesmo tempo que debilitou a fraqueza dos

frágeis (p. 56).

Obviamente, está colocado aqui o desafio entre os

paradigmas do mundo contemporâneo, sua globalização fi-