XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1405
EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
de desenhar seu caminho, a favor dos valores da integri-
dade moral, ética, ambiental e espiritual. Só assim teremos
uma sociedade solidária, justa e coerente com o pensar e
o agir. Com essa compreensão percebe-se que os valores
são aprendidos não apenas na escola, mas também nela. O
trabalho com valores se enriquece muito se estiver contido
no PPP da escola dando sentido mais profundo as metas da
educação.
[...] o tema dos valores, foi e será um tema-chave
em qualquer processo de ação e de reflexão sobre
as pessoas e suas ações desde a religião à filoso-
fia, desde o pensamento social às doutrinas eco-
nômicas e políticas, desde a educação à psicologia.
Em geral, tudo está envolto em valores (ou contra-
valores) que dão sentido às ideias e às propostas
que em cada âmbito são estabelecidas. (ZABALZA,
2000, p. 21).
Assim, sob o viés dos valores, Zabalza (2000) aponta
que nenhuma educação terá sentido, e se sustentará se não
estiver comprometida com os valores. São eles os grandes
orientadores que ajudam a dar sentido à vida, a construir-se
como pessoa responsável, comprometida e emocional e so-
cialmente ajustada.
É necessário também continuar lutando sempre con-
tra os desvalores que afligem tanto as instituições de ensi-
no, sobretudo aquelas que se deixam conduzir por grupos
de interesses pessoais e políticos. No dizer de Paulo Freire
(2000).
Mecanicistas e humanistas reconhecem o poder
da economia globalizada hoje. Enquanto, porém,
para os primeiros nada há o que fazer em face de
sua força intocável, para os segundos não apenas
é possível, mas se deve lutar contra a robustez do
poder dos poderosos que a globalização intensifi-
cou ao mesmo tempo que debilitou a fraqueza dos
frágeis (p. 56).
Obviamente, está colocado aqui o desafio entre os
paradigmas do mundo contemporâneo, sua globalização fi-