1406
EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
nanceira e o avanço da lógica descomprometida com o ou-
tro – assistida muitas vezes nas mídias sociais. Como diante
disso, formar cidadãos? Temos estruturas para isso? A preo-
cupação com esse trabalho é apenas apresentar alguns as-
pectos do que nos parece constituir o que vemos nos PPPs
das escolas e as práticas realizadas. Segundo Freire:
Se alguém, ao ler este texto, me perguntar, com
irônico sorriso, se acho que, para mudar o Brasil,
basta que nos entreguemos ao cansaço de cons-
tantemente afirmar que mudar é possível e que os
seres humanos não são puros espectadores, mas
atores também da história, direi que não. Mas di-
rei também que mudar implica saber que fazê-lo é
possível. (2000, p. 53).
É certo que se pode viabilizar tanta humanidade que
se encontra nos PPPs, mas como concretizá-lo? Essa sem
dúvida é uma das grandes tarefas da gestão escolar, como
ato de testemunhar a própria mudança. “Possivelmente, um
dos saberes fundamentais mais requeridos para o exercício
de um tal testemunho é o que se expressa na certeza de que
mudar é difícil, mas é possível”. (FREIRE, 2000, p. 55).
Sendo assim, encontramos no PPP da Escola Estadual
Padre Rômulo Zanchi, uma proposta de gestão que se mos-
tra exequível, porque se faz na ação colegiada, como a en-
carregada de dirigir e coordenar o trabalho político e peda-
gógico da escola.
Nesta direção, percebemos que o seu PPP aponta a
responsabilidade do Conselho Escolar como a instância que,
tendo a participação do diretor[a], vice-diretor[a], coorde-
nador[a] pedagógico e membros eleitos pela comunidade
escolar terá a possibilidade de efetivar esta educação huma-
nizadora porque este colegiado:
Tem como funções articular, elaborar, propor, pro-
blematizar, mediar, operacionalizar, e acompanhar
o Projeto Político-Administrativo e Pedagógico da
escola, a partir das deliberações e encaminhamen-
tos do Conselho Escolar (Colégio Padre Rômulo
Zanchi, 2016. p. 8).