XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1403
EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
plano, pois não é somente o somatório de objetivos, metas
e procedimentos. É projeto “que se faz com a intenção de
realizar ou desenvolver alguma coisa; esquema; noção inicial,
escrita e detalhada, do que se pretende desenvolver; aquilo
que se pretende realizar” (dicionário Aurélio, 2018). O proje-
to político-pedagógico da escola, portanto, é encharcado de
intencionalidade e só assim se justifica e se torna algo “vivo”,
que extrapola a formalidade do escrito e, efetivamente, pre-
tende ser cumprido. Complementarmente a essa ideia, Freire
e Faundez (1985, p. 38) propõem que o projeto político-pe-
dagógico “tem de estar exatamente nos níveis de aspiração,
nos níveis de sonho, nos níveis de compreensão da realidade
e nas formas de ação e de luta dos grupos sociais”.
Sendo assim, o passo seguinte de nossa atenção é po-
der perceber de que forma os PPPs de duas escolas dialogam
com a construção de uma gestão a favor da humanização -
do ser mais, de uma educação para a humanização. Afinal,
para Freire esse é o princípio da educação popular e demo-
crática. A categoria “ser mais”, nesse sentido, “encontra-se
situada na obra de Freire como um conceito, chave para sua
concepção de ser humano” (ZITKOSKI, 2010, p. 369).
Mas como Freire pensa dialeticamente o mundo, sabe,
por isso que humanização e desumanização fazem parte da
factibilidade das gentes enquanto projeto de ser. E se
[...] ambas são possibilidades, só a primeira nos pa-
rece ser o que chamamos de vocação dos homens.
Vocação negada, mas também afirmada na própria
negação. Vocação negada na injustiça, na explora-
ção, na opressão, na violência dos opressores. Mas
afirmada no anseio de liberdade, de justiça, de luta
dos oprimidos, pela recuperação de sua humanida-
de (FREIRE, 1987, p. 30).
A PROPOSTA DOS PPPS – CONVERSANDO COM OS
DOCUMENTOS
Nossa proposta é buscar nos documentos das escolas
(municipal e estadual) o que alimenta seu ideal de educação,