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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

plano, pois não é somente o somatório de objetivos, metas

e procedimentos. É projeto “que se faz com a intenção de

realizar ou desenvolver alguma coisa; esquema; noção inicial,

escrita e detalhada, do que se pretende desenvolver; aquilo

que se pretende realizar” (dicionário Aurélio, 2018). O proje-

to político-pedagógico da escola, portanto, é encharcado de

intencionalidade e só assim se justifica e se torna algo “vivo”,

que extrapola a formalidade do escrito e, efetivamente, pre-

tende ser cumprido. Complementarmente a essa ideia, Freire

e Faundez (1985, p. 38) propõem que o projeto político-pe-

dagógico “tem de estar exatamente nos níveis de aspiração,

nos níveis de sonho, nos níveis de compreensão da realidade

e nas formas de ação e de luta dos grupos sociais”.

Sendo assim, o passo seguinte de nossa atenção é po-

der perceber de que forma os PPPs de duas escolas dialogam

com a construção de uma gestão a favor da humanização -

do ser mais, de uma educação para a humanização. Afinal,

para Freire esse é o princípio da educação popular e demo-

crática. A categoria “ser mais”, nesse sentido, “encontra-se

situada na obra de Freire como um conceito, chave para sua

concepção de ser humano” (ZITKOSKI, 2010, p. 369).

Mas como Freire pensa dialeticamente o mundo, sabe,

por isso que humanização e desumanização fazem parte da

factibilidade das gentes enquanto projeto de ser. E se

[...] ambas são possibilidades, só a primeira nos pa-

rece ser o que chamamos de vocação dos homens.

Vocação negada, mas também afirmada na própria

negação. Vocação negada na injustiça, na explora-

ção, na opressão, na violência dos opressores. Mas

afirmada no anseio de liberdade, de justiça, de luta

dos oprimidos, pela recuperação de sua humanida-

de (FREIRE, 1987, p. 30).

A PROPOSTA DOS PPPS – CONVERSANDO COM OS

DOCUMENTOS

Nossa proposta é buscar nos documentos das escolas

(municipal e estadual) o que alimenta seu ideal de educação,