XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1401
EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
GESTÃO E PROJETO POLÍTICO-
PEDAGÓGICO: REFLEXÕES SOBRE A
EDUCAÇÃO HUMANIZADORA
Daianny Madalena Costa
1
Ronaldo Kuhnen
2
RESUMO
: O presente trabalho busca a realização de uma
análise reflexiva sobre gestão democrática e educação hu-
manizadora, em dois Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs)
de escolas públicas, uma pertencente à rede estadual no es-
tado do Rio Grande do Sul e outro, de uma escola da rede
municipal, no mesmo ente federativo. É certo que se pode
perceber a preocupação com uma educação humanizado-
ra nos PPPs, mas para isso é preciso concretizá-lo – etapa
esta que não esboçaremos aqui. A proposta desse trabalho,
é destacar os sonhos que estão nos PPPs das escolas, no
sentido de, mais adiante, com o andar da pesquisa, dialogar
sobre sua prática.
Palavras-chave:
gestão, educação humanizadora, projeto
político-pedagógico.
INTRODUÇÃO
Nosso objetivo é encontrar subsídios nos PPPs de am-
bas as unidades educacionais e construir uma análise acerca
de como a gestão se articula com a construção de uma es-
cola para a humanização de homens e mulheres/ cidadãos e
cidadãs para o respeito, à tolerância e ao cuidado de si e ao
convívio com o outro, sempre diferente.
Partindo do pressuposto freireano de que a gestão
educacional impõe o “dever de intervir, de liderar, de suscitar
1
Professora no Mestrado Profissional em Gestão Educacional na Unisinos –
Campus Porto Alegre.
2
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional na
Unisinos – Campus Porto Alegre.