XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1407
EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
Nesta Escola, o PPP enfatiza que os alunos devem ser
motivados à construção do processo educacional, “[...] cons-
cientizando-o de seu papel como construtor de seu conhe-
cimento e proporcionando uma visão globalizada da socie-
dade, inserindo-o como parte importante e transformadora
da realidade” (2016, p.5).
E aos demais membros do estabelecimento, a escola
“proporciona espaços de formação continuada a todos os
integrantes dos segmentos da comunidade escola” e “opor-
tuniza condições que favoreçam o crescimento integral e
harmônico, adquirindo um conhecimento crítico da realida-
de e a vivência de valores morais e sociais” trabalhando “na
perspectiva de uma educação com propostas desafiantes,
metodologia participativa, significativa, comprometida com
a criatividade e criticidade”..(2016, p.6).
Na escola municipal Alfredo Juliano, talvez na intenção
de concretizar os destinos de seu desafio, encontramos em
seu PPP (2017), metas que traduzem seu desejo de executar
o documento em análise. Elas introduzem uma concepção
de gestão, reforçando a ideia de que há uma liderança que
se ajusta ao trabalho de possibilitar
[...] aos docentes o trabalho em equipe para ob-
tenção de um funcionamento integral da escola,
estimulando uma relação de igualdade, respeito e
consideração por meio de reuniões e/ou formações
pedagógicas (Escola Alfredo Juliano, 2017, p. 43).
E aos estudantes viabilizar as “[...] condições para o
desenvolvimento de suas potencialidades, instigando o de-
senvolvimento da capacidade de observar, de refletir, de
criar, de julgar, de decidir e de agir” (ESCOLA MUNICIPAL DE
ENSINO FUNDAMENTAL ALFREDO JULIANO, 2017, p. 43).
Nesse sentido, percebemos o compromisso com a
educação humanizadora em ambas as escolas. Contudo,
não sejamos ingênuos em crer que isso seja facilmente pos-
to em prática, porém, necessariamente, já é um bom come-
ço de conversa.