XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1411
EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
HUMANISMO EM PAULO FREIRE:
NOVO PARADIGMA PARA A EDUCAÇÃO
BÁSICA CONTEMPORÂNEA
Ane Patrícia de Mira
1
Carolina Schenatto da Rosa
2
RESUMO:
Este trabalho constitui-se como um diálogo en-
tre duas professoras que, durante a realização do Mestrado
em Educação, trabalharam com os escritos de Paulo Freire
e com a temática do humanismo nas políticas públicas e na
gestão educacional. Do encontro destas duas investigações,
surgiu a seguinte questão: como a humanização, na pers-
pectiva de Freire, é contemplada pelas políticas públicas de
educação e quais as possibilidades de se estruturar uma Po-
lítica Nacional de Humanização que englobe a educação? A
partir de um breve resgate da biografia do autor, situamos
o humanismo na história e no campo da educação; então,
nos detivemos a responder nossa pergunta de pesquisa,
que nos levou a compreender que a Educação de Jovens e
Adultos, enquanto política pública universal e permanente,
constitui-se como espaço profícuo para que o humanismo
de desenvolva enquanto novo paradigma da educação bá-
sica contemporânea.
Palavras-chave:
Humanismo. Políticas Públicas. Educação
de Jovens e Adultos. Paulo Freire.
INTRODUÇÃO
Ser humano(a) é mais do que existir, é ser capaz de
dialogar e de refletir; ser humano exige consciência e cole-
tividade. A esse diálogo e reflexão em torno da existência e
do ser humano, chamamos de humanismo. Desenvolver a
1
Mestra em Educação pela Universidade La Salle/ Canoas. E-mail:
ane.mira23@ gmail.com2
Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Bolsista CNPq. E-mail:
carol-510@hotmail.com