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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

O pensamento freiriano é provocativo e instigante

porque está sempre em movimento, aberto às di-

ferenças culturais e aos novos desafios diante das

realidades sociais. Freire é um pensador que não

apenas propõe o diálogo como caminho para a

educação, mas constrói um pensamento profun-

damente dialógico. Para todos os que atuam em

educação, ele continua a ser um autor central na

discussão teórica e na inspiração de práticas inova-

doras em relação às formas alternativas e criativas

de cada projeto pedagógico que lute pela emanci-

pação. (STRECK

et al

, 2010, p. 20).

A profusão de artigos, dissertações e teses encontra-

dos nos bancos de dados, tanto da Scielo quanto da CAPES

sobre a temática da Humanização que citam Freire é grande

e não se restringe ao campo da educação. Na área da saúde,

por exemplo, com ênfase às práticas humanizadas, catego-

rias como amorosidade, alteridade e diálogo são observadas

como características dos profissionais da saúde humanistas

e defendidas a partir da pedagogia freiriana. Neste sentido,

também encontramos referência à inclusão oficial do termo

amorosidade,

na perspectiva freiriana, como um dos prin-

cípios da política nacional de educação em saúde no SUS.

Conforme descrito no Diário Oficial da União (BRASIL, 2013),

amorosidade é

a ampliação do diálogo nas relações de cuidado

e na ação educativa pela incorporação das trocas

emocionais e da sensibilidade, propiciando ir além

do diálogo baseado apenas em conhecimentos e

argumentações logicamente organizadas. (BRASIL,

20 maio 2013).

De acordo com Garré e Henning (2013), o legado

freiriano deixou muitas contribuições teóricas que, são

“referentes ao processo de humanização, no qual é fun-

damental o exercício da tríplice-relação entre a visão de

mundo, a de homem e a de sociedade.” (p. 277). Não te-

mos a pretensão de esgotar as possibilidades de análise

das teorias de Freire em nosso trabalho, o que considera-

mos inviável. Deste modo, observamos que enquanto sín-