XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
de SP foi escrita na obra Educação na Cidade (FREIRE, 1991).
Durante seu mandato, fez um grande esforço na implemen-
tação de movimentos de alfabetização, de revisão curricular
e empenhou-se na recuperação salarial dos professores.
Paulo Freire é autor de muitas obras. Nos textos que
utilizamos em nosso estudo, observamos a educação huma-
nizadora capaz de contribuir para que as pessoas desenvol-
vam sua consciência e sejam autores de sua história, na busca
e luta pela vocação de ser mais (FREIRE, 2015). Por sua práxis
educativa, coerente com sua pedagogia, recebeu numerosas
homenagens. Além de ter seu nome adotado por muitas ins-
tituições, é cidadão honorário de várias cidades no Brasil e no
exterior. Freire recebeu a outorga do título de doutor Hono-
ris Causa por vinte e sete universidades. Além disso, recebeu,
por sua contribuição na área educacional, entre outros, os
seguintes prêmios: Prêmio Rei Balduíno para o Desenvolvi-
mento (Bélgica, 1980); Prêmio UNESCO da Educação para a
Paz (1986) e Prêmio Andres Belloda Organização dos Estados
Americanos, como Educador do Continentes (1992). No dia
10 de abril de 1997, lançou seu último livro, intitulado
Peda-
gogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa,
obra dirigida aos educadores e que resume a pedagogia frei-
riana para a educação libertadora. (FREIRE, 1996).
De acordo com Streck et. al. (2010), a obra de Freire se
traduz por sua dialogicidade, situando-o na origem de um
novo paradigma pedagógico. Por dialógica, entendemos a
abordagem filosófica de Freire em sua interação com as ou-
tras pessoas, lugares e saberes. A partir de sua dialogicidade,
há a construção de sua pedagogia “que emerge na América
Latina e se afirma, hoje, enquanto obra coletiva em processo
de construção e reinvenção nas diferentes experiências de
luta e organização de classes populares no mundo todo.”
(STRECK
et al
, 2010, p. 17). Assumimos a teoria freiriana e
sua dialética como base para nossa análise dos resultados
pela coerência de sua dialogicidade, pela abertura que essa
dialética permite aos vários saberes e que é melhor expressa
por Streck et. al. (2010):