XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
tese de inúmeros referenciais e vivências em sua trajetória
como ser humano e educador, sua dialética humanista é
marcada por um profundo compromisso “com a mudança,
com a ‘transformação do mundo’, propondo uma educa-
ção integral do ser humano, que será alavanca para o de-
senvolvimento social” (p. 284).
Além disso, o Humanismo em Freire constitui o que
defendemos, juntamente com Paviani (2007) como Huma-
nismo Latino. Este, além das características do humanismo
geral, como o direito à vida, à educação básica, à moradia,
ao trabalho, à liberdade de expressão, à recusa da violên-
cia, ainda acarreta uma compreensão cultural e histórica do
existir. “O reconhecimento da diversidade cultural e da im-
portância do diálogo como meio de acesso ao convívio dos
homens e das sociedades.” (PAVIANI, 2007, p. 16) é conceito
que perpassa toda a obra de Freire e contextualiza-se nos
processos educativos. Dessa forma, “o humanismo latino
ensina-nos a necessidade de descobrir, além da racionalida-
de científica e instrumental, as vivências cotidianas, as for-
mas de vida, o pensamento coletivo.” (p. 19). Esse Humanis-
mo, latino e em Freire, é o que assumimos em nosso estudo
como Humanismo para a educação contemporânea.
HUMANISMO, POLÍTICA PÚBLICA E EDUCAÇÃO:
RELEITURAS DO NORTE A PARTIR DO SUL
O Humanismo pode ser entendido, a priori, como um
movimento que tem no homem o protagonista da História e
de seu tempo, responsável por seu estar no mundo e pelas
relações que estabelece. Objetivando maior compreensão
desse estar no mundo, buscamos contextualizar a percep-
ção de Humanismo a partir da Europa em função da influên-
cia do pensamento hegemônico para a construção da políti-
ca educacional brasileira e, também, par ao pensamento de
Freire. Embora conscientes de que o tema não se esgote em
um único trabalho, dada sua profundidade e inúmeros des-
dobramentos, nos atrevemos a uma tentativa de sistemati-
zação de seu histórico a fim de analisar de forma coerente o