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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
O entendimento das concepções e teorias humanistas
citadas anteriormente, é de suma importância para que se
compreenda o Humanismo em Paulo Freire enquanto pa-
radigma para a educação contemporânea. Tanto sua peda-
gogia quanto seu método podem ser analisados sob essa
perspectiva, pois Freire, além de educador, foi um ser huma-
no que buscou manter a coerência entre seu discurso e sua
prática humanizadora.
Neste sentido, admitimos que se há um processo hu-
manizador, também há o desumanizador, porque “huma-
nização e desumanização, dentro da história, num contex-
to real, concreto, objetivo, são possibilidades dos homens
como seres inconclusos e conscientes de sua inconclusão.”
(FREIRE, 2015, p. 40). E ambos se encontram presentes nas
políticas educacionais, uma vez que, como nos lembra Frei-
re (2015), a educação serve tanto para oprimir quanto para
libertar. Eis, portanto, a necessidade de uma leitura crítica
das políticas públicas, que considere a humanização pon-
to central da formação dos sujeitos para a transformação
da realidade. A humanização está relacionada com proje-
to de transformação político-social e histórico que com-
preende os humanos em sua totalidade, contemplando
suas subjetividades, diversidades, desejos e necessidades.
A humanização é produto e resultado da cidadania, por
isso é essencial para a elaboração e efetivação de políti-
cas públicas sociais. Políticas públicas que não garantem a
universalidade, a qualidade e a equidade de serviços, por
exemplo, são políticas que se contrapõe à humanização,
dando continuidade às opressões que compõem a desu-
manização (FREIRE, 1991).
Na perspectiva das políticas públicas, portanto, a hu-
manização está relacionada com a dignidade humana, com
a ampla cidadania e com o respeito a equidade por parte das
instituições. Parafraseando a Declaração Universal dos Direi-
tos Humanos (ONU, 1948), está relacionada a consciência de
todos (as) e de cada um (a), da liberdade individual que não
ultrapasse o direito coletivo. Encontramos esses elemen-