Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1421 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1421 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1421

EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

tos na PNH, política pública vinculada ao Sistema Único de

Saúde (SUS) pautada pelos seguintes princípios: transversa-

lidade, indissociabilidade entre gestão, atenção e o prota-

gonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e

coletivos. A partir destes princípios, a humanização é defi-

nida como “a valorização dos diferentes sujeitos implicados

no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores

e gestores.” (BRASIL, 2010. p. 8). Ou seja, é, ofertar aten-

dimento de qualidade articulando os avanços tecnológicos

com acolhimento, com melhoria dos ambientes de cuidado

e das condições de trabalho dos profissionais (idem). Essa

definição pode ser replicada para qualquer política pública,

seja ela da área da saúde, assistência social, educação etc.,

pois essa definição não é puramente teórica, é uma postura

ética que tem por compromisso a participação e a conscien-

tização dos sujeitos frente à transformação da realidade; o

que altera a noção de cuidado que o próprio Estado tem

para com os cidadãos e cidadãs.

Compreendemos que essa alteração de percepção se

relaciona com a premissa do humanismo freiriano de que to-

dos nós, seres humanos, somos vocacionados a sermos mais.

Com isso emmente, voltamos nossos olhares para a educação

e recorremos à Constituição Federal, que estabelece como

princípios para o ensino a igualdade de acesso e permanência

na escola; a liberdade de pensar, aprender, ensinar e pesqui-

sar; a garantia de qualidade e demais condições básicas para

que as alunas e os alunos concluam seus estudos. Premissa a

partir da qual toda a política educacional é baseada.

Tendo isso em vista, centraremos nossa reflexão nos

aspectos da igualdade de acesso e da permanência na es-

cola, uma vez que, cientes de nosso inacabamento, acredi-

tamos que a educação continuada seja um dos mais sólidos

caminhos para a efetividade de uma educação humanista e

humanizadora. Ou seja, a humanização e qualidade do en-

sino dependem diretamente da garantia de uma educação

para todos e para todas ao longo de suas vidas. Dependem,

portanto, de uma política de Educação de Jovens e Adultos.

Igualdade e permanência, portanto, são entendidas aqui