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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
ção e espaços públicos e privados. De suas primeiras expe-
riências de alfabetização em Angicos, Rio Grande do Norte,
em 1963, advém a base e
[...] a coragem de pôr em prática um autêntico tra-
balho de educação que identifica a alfabetização
com um processo de conscientização, capacitando
o oprimido tanto para a aquisição dos instrumentos
de leitura e escrita quanto para a sua libertação fez
dele um dos primeiros brasileiros a serem exilados.
(FUNDAÇÃO PAULO FREIRE, 2017).
Freire transitou em várias universidades afamadas,
exercendo sua função não só de professor, mas educador
engajado em uma educação libertadora e transformadora
da realidade de pessoas, principalmente, das zonas rurais.
Em 1969, trabalhou como professor na Universidade de Har-
vard. Durante os dez anos seguintes, foi Consultor Especial
do Departamento de Educação do Conselho Mundial das
Igrejas, em Genebra (Suíça). Nesse período, deu consulto-
ria educacional junto a vários governos do Terceiro Mundo,
principalmente na África. No Brasil, a metodologia por ele
desenvolvida foi muito utilizada em campanhas de alfabeti-
zação e, por isso, ele foi acusado de subverter a ordem insti-
tuída, sendo preso após o Golpe Militar de 1964. Depois de
72 dias de reclusão, foi convencido a deixar o país. Exilou-se
primeiro no Chile, onde encontrou um clima social e político
favorável ao desenvolvimento de suas teses. Durante 5 anos,
dedicou-se a trabalhos em programas de educação de adul-
tos no Instituto Chileno para a Reforma Agrária (ICIRA). Foi
aí que escreveu a sua principal obra: Pedagogia do oprimi-
do. Em 1980, depois de 16 anos de exílio, retornou ao Brasil
para reaprender seu país. Por essa ocasião, foi docente na
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e na Ponti-
fícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Importante para a evolução de sua pedagogia foi sua
atuação, em 1989, como Secretário de Educação no Muni-
cípio de São Paulo, maior cidade do Brasil. A análise e nar-
rativa de seu período de gestão na Secretaria de Educação