XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1413
EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
Para tanto, organizamos nosso texto em dois momen-
tos: primeiramente, retomamos de forma breve alguns as-
pectos importantes da biografia de Freire, relacionando sua
práxis com a educação humanizadora; então, ampliamos
um pouco nossa discussão ao apresentarmos uma síntese
da história do humanismo, a partir do paradigma moder-
no-europeu, situando os seres humanos e a educação no
processo de humanização por meio da Política Nacional de
Humanização.
PAULO FREIRE: UM SER NO MUNDO E COM O MUNDO
VOCACIONADO A SER MAIS
A fim de analisarmos com o máximo de acuro a peda-
gogia humanista de Freire, buscamos, antes, conhecer um
pouco de sua trajetória enquanto educador. Paulo Reglus
Neves Freire nasceu em Recife, em 19 de setembro de 1921
e veio a falecer em 2 de maio de 1997, em São Paulo. Além
de educador e pedagogo, Freire foi um
filósofo
brasileiro e
é considerado um dos pensadores mais notáveis na histó-
ria da pedagogia mundial. Influenciou, também, o movi-
mento chamado de pedagogia crítica. Sua formação no en-
sino superior foi realizada na Faculdade de Direito de Recife,
em Pernambuco. Porém, não satisfeito com essa carreira e
tendo contato com a educação por meio de sua primeira es-
posa, Elza, atuou como professor de Língua Portuguesa no
Colégio Oswaldo Cruz, como diretor do setor de Educação e
Cultura do Serviço Social da Indústria (SESI), de 1947 a 1954,
e como superintendente na mesma instituição, de 1954 a
1957. Ao lado de outros educadores e pessoas interessadas
na educação escolarizada, fundou o Instituto Capibaribe.
Freire, como educador, foi de professor de escola a criador
de ideias e métodos.
Para nossa investigação, embora nos importasse tam-
bém a jornada pessoal de Freire, focamos no estudo de sua
pedagogia, de base humanista, conforme expusemos no tó-
pico anterior. Contudo, vale salientar o percurso do autor
nas mais diversas modalidades de ensino, níveis de educa-