1408
EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
O QUE PODERIA SER UMA CONCLUSÃO
Esse trabalho, não abarcou uma pesquisa que pudesse
trazer elementos da prática cotidiana, porém, acreditamos
que do ponto de vista de haver um projeto preocupado com
a construção de uma escola humanizadora, no sentido frei-
reano, ambos os estabelecimentos os têm.
Percebemos que os PPPs têm uma finalidade muito
importante na vida das escolas e que popõem o compro-
misso com a possibilidade de construir uma sociedade mais
justa, fraterna e humana, na direção de ajudar a comunidade
escolar a enxergar como transformar sua realidade cotidiana
– como ser mais.
Na condição de documentos que guardam os desejos
do estabelecimento educativo, os PPPs orientam a vida da
escola na grande e importante missão da formação plena
dos indivíduos, para a construção de sua autonomia, sua
identidade, para que tornem-se protagonistas de sua pró-
pria história.
Ambas as escolas têm em seus documentos a propos-
ta desafiadora de uma gestão comprometida com uma edu-
cação humanizadora, que invista em todos os membros da
comunidade em exercerem seus papeis decisivos na promo-
ção do ser mais, porém, claro está que esta é uma tarefa que
se assume como compromisso mais do que efetivamente
uma prática consolidada. E é exatamente isso que nos põe
a pesquisar/caminhar, na busca de intervenções possíveis
entre o sonho de saber factível e o compromisso com o co-
tidiano cheio de tensões e contradições – esta sem dúvida é
uma boa ação necessária à gestão da escola.
REFERÊNCIAS
COLÉGIO ESTADUAL PADRE RÔMULO ZANCHI.
Projeto Po-
lítico Pedagógico (PPP)
. Santa Maria, 2016. Docu-
mento de uso interno da instituição.
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ALFREDO
JULIANO.
Projeto Político-Pedagógico
. 2017.