1396
EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Freire destaca em sua obra
Cartas a Cristina:
O ensino da democracia implica também o discurso
sobre ela, não abstratamente feito, mas sobre ela
ao ser ensaiada e experimentada. Discurso crítico,
bem fundado, que analisa, concretamente, os seus
descompassos, suas incoerências. Discurso teórico,
emergindo da compreensão crítica da prática, eti-
camente baseado (FREIRE, 2003a, p.201).
Nesse sentido, a democracia deve ser vivenciada, não
apenas discutida. É primordial ainda que a democracia es-
teja aliada ao conceito de justiça social, determinantemente
contrária a qualquer forma de preconceito e de violência,
buscando a superação das desigualdades.
Na obra
A importância do ato de ler
no Prefácio elabo-
rado por Antônio Joaquim Severino há a afirmação de que
Freire produz sua obra pautada em educação política, reto-
mando que a leitura do mundo precede a leitura da palavra,
pois a alfabetização e a educação implicam em aprender a
ler o mundo, compreender o seu contexto, numa relação
dinâmica entre linguagem e realidade.
Ademais, a aprendizagem da leitura e a alfabeti-
zação são atos de educação e educação é um ato
fundamentalmente político. Paulo Freire reafirma
a necessidade de que educadores e educandos se
posicionem criticamente ao vivenciarem a educa-
ção, superando as posturas ingênuas ou ‘astutas’,
negando de vez a pretensa neutralidade da educa-
ção. (SEVERINO, in: FREIRE, 2011, p.14).
Dando sequência na obra identificada como uma refe-
rência sobre a alfabetização e sua conotação política, Freire
alerta que a neutralidade da educação “de que resulta ser
ela entendida como um quefazer puro, a serviço da forma-
ção de um tipo ideal de ser humano, desencarnado do real,
virtuoso e bom, é uma das conotações fundamentais da vi-
são ingênua da educação”. (FREIRE, 2011, p.40).
Nesse campo, as políticas educacionais indicam o pa-
pel do Estado como uma superestrutura que envolvem as