XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
materialmente que havia algo de errado com essa socieda-
de, e segundo seu entendimento, merecia ser concertado.
Para Freire a sociedade era desigual e esse fenômeno não
era um fatalismo e nem um determinismo histórico ou natu-
ral, mas devido aos interesses de alguns “dominantes”.
Freire atuou junto ao SESI, trabalhou com pescado-
res(as), camponeses(as) e trabalhadores(as) urbanos(as),
dessa experiência teve contato com a dramaticidade da vida
desses trabalhadores e trabalhadoras explorados, muitas
vezes desanimados(as) e sem esperanças em um futuro me-
lhor. Tais vivências, fizeram com que ele valorizasse o sa-
ber popular e também dedicasse maior rigorosidade para
compreender criticamente a situação desses trabalhadores
e trabalhadoras. Assim, refletia:
Não resisto à tentação de [...] chamar a atenção
para a relação entre níveis profundos de violência
de classe, de exploração de classe, cansaço exis-
tencial, anestesia histórica, fatalismo diante de um
mundo considerado como imutável e ausência de
consciência de classe entre dominados e violenta-
dos. Por isso, à medida que começam a se com-
prometer com a luta política, aprendendo a vivê-la,
a enfrentá-la em seus diferentes aspectos, mobili-
zando-se, organizando-se para a transformação da
sociedade, vão se assumindo como ‘classe para si’,
superam o fatalismo que os ‘anestesiava’ historica-
mente (FREIRE, 2003b, p.46).
Com base nessas ideias Freire dedica-se a desenvolver
um método de alfabetização, que buscava conciliar a cons-
ciência crítica e o engajamento político.
Outra causa de enorme relevância em sua trajetória
era a defesa a democracia. Segundo Freire, os processos de-
mocráticos envolvem a luta pela justiça e pelos direitos fun-
damentais, onde todos indistintamente devem ter supridas
suas necessidades básicas e ainda o direito ao respeito, sem
sofrer discriminações, em virtude da orientação religiosa, se-
xual, origem racial, situação socioeconômica, diferença de
gênero ou por outros fatores.