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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

materialmente que havia algo de errado com essa socieda-

de, e segundo seu entendimento, merecia ser concertado.

Para Freire a sociedade era desigual e esse fenômeno não

era um fatalismo e nem um determinismo histórico ou natu-

ral, mas devido aos interesses de alguns “dominantes”.

Freire atuou junto ao SESI, trabalhou com pescado-

res(as), camponeses(as) e trabalhadores(as) urbanos(as),

dessa experiência teve contato com a dramaticidade da vida

desses trabalhadores e trabalhadoras explorados, muitas

vezes desanimados(as) e sem esperanças em um futuro me-

lhor. Tais vivências, fizeram com que ele valorizasse o sa-

ber popular e também dedicasse maior rigorosidade para

compreender criticamente a situação desses trabalhadores

e trabalhadoras. Assim, refletia:

Não resisto à tentação de [...] chamar a atenção

para a relação entre níveis profundos de violência

de classe, de exploração de classe, cansaço exis-

tencial, anestesia histórica, fatalismo diante de um

mundo considerado como imutável e ausência de

consciência de classe entre dominados e violenta-

dos. Por isso, à medida que começam a se com-

prometer com a luta política, aprendendo a vivê-la,

a enfrentá-la em seus diferentes aspectos, mobili-

zando-se, organizando-se para a transformação da

sociedade, vão se assumindo como ‘classe para si’,

superam o fatalismo que os ‘anestesiava’ historica-

mente (FREIRE, 2003b, p.46).

Com base nessas ideias Freire dedica-se a desenvolver

um método de alfabetização, que buscava conciliar a cons-

ciência crítica e o engajamento político.

Outra causa de enorme relevância em sua trajetória

era a defesa a democracia. Segundo Freire, os processos de-

mocráticos envolvem a luta pela justiça e pelos direitos fun-

damentais, onde todos indistintamente devem ter supridas

suas necessidades básicas e ainda o direito ao respeito, sem

sofrer discriminações, em virtude da orientação religiosa, se-

xual, origem racial, situação socioeconômica, diferença de

gênero ou por outros fatores.