XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1391
EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
O termo dialética tem sua origem no termo gre-
go
dialektiké,
termo composto de
lego,
que signi-
fica falar e
diá,
que significa através de, por meio
de. Entre os gregos, indicava o diálogo, a arte da
discussão. Em Hegel, a dialética explica a mudança
pela contradição (FONSECA, 2016, p.36).
O método dialético também é desdobrado em três mo-
mentos: 1) da tese ou sincrese; 2) da antítese; 3) da síntese.
O primeiro momento, da tese ou da sincrese, diz res-
peito a uma visão caótica do objeto, o pensamento afirma
determinada posição. Poderíamos dizer que são as primeiras
impressões, as leituras prévias que temos sobre a verdade
ou a realidade. Como atividade intelectiva, esse momento é
importante para o pensar sistemático, pois inicia uma traje-
tória, mas não pode permanecer nele, deve passar adiante.
O segundo momento, da antítese, é um momento de
contradições, de oposições, de conflito, de confronto, de
dar-se conta das falhas e das inconsistências. É um momen-
to de despertar crítico, buscando uma reconciliação, como
se fosse uma nova unidade entre esses saberes opostos.
O terceiro momento, a síntese, se caracteriza pela ca-
pacidade de apreender, de superar o confronto e absorver
e conservar formulando nova unidade. A síntese vem a ser
a culminância dos dois processos anteriores, superando-os.
Após a realização da síntese, todo processo pode ocorrer
novamente, progredindo sempre para um saber mais abran-
gente e melhor estruturado.
Freire também apropria-se de algumas concepções
desenvolvidas por Marx, a exemplo do conceito de práxis,
onde é colocado como ponto de partida o concreto, a reali-
dade de cada sujeito e após há uma reflexão sobre essa prá-
tica, no sentido de ação- reflexão-ação. A práxis, de modo
amplo diz respeito a uma ação e reflexão intersubjetiva que
leva à constante transformação do mundo.
Na obra
A importância do ato de ler
(2011, p. 27) Frei-
re revela que não é pertinente a insistência na quantida-
de de leituras sem a devida compreensão, pois, para ele o
importante é a qualidade do texto, esclarecendo “um dos