XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1397
EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
dimensões (municipal, distrital, estadual e federal), mediante
a soma de esforços na garantia do direito à educação. De
modo mais setorial, as políticas públicas educacionais de-
vem ser orientadas por prioridades, vínculos e compromis-
sos catalizando suas ações. De acordo com Dourado:
As políticas públicas no campo da educação, mate-
rializadas por meio de práticas sociais, não possuem
autonomia diante da realidade social mais ampla,
da qual são partes constitutivas e constituintes. Na
medida em que se configuram como ato político,
expressam sempre uma tomada de posição, uma
concepção de mundo, de homem, de sociedade e
de educação. A ação educativa e, consequentemen-
te, a política educacional, em qualquer de suas fei-
ções, não possuem apenas uma dimensão política;
são sempre políticas, já que não há conhecimento,
técnica e tecnologia neutros, pois todos são expres-
sões de formas conscientes, ou não, de engajamen-
to (DOURADO, 2011, p.27-28).
Conforme o exposto, as políticas educacionais pos-
suem disputas e atendem a alguns direcionamentos, ou seja,
possuem um posicionamento e apoiam determinados fins. É
oportuno afirmar que nossas experiências democráticas ain-
da são incipientes e necessitamos aprofundar as experiências.
Uma forma de qualificar essa participação e envolvimento é
por meio da gestão democrática. Para Luck (2014),
Gestão educacional corresponde ao processo de
gerir a dinâmica do sistema de ensino como um
todo e de coordenação das escolas em específico,
afinado com as diretrizes e políticas educacionais
públicas, para a implementação das políticas edu-
cacionais e projetos pedagógicos das escolas, com-
promissado com os princípios da democracia e com
métodos que organizem e criem condições para
um ambiente educacional autônomo (soluções
próprias, no âmbito de suas competências) de par-
ticipação e compartilhamento (tomada de decisões
conjunta e efetivação de resultados), autocontrole
(acompanhamento e avaliação com retorno de in-
formações) e transparência (demonstração pública
de seus processos e resultados) (LÜCK, 2014, p.111).