1376
EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
dispõe o objeto de estudo (discursos
) e expõe a temática
(fundamentos éticos), se convertendo em campo empí-
rico rico para pensarmos os fundamentos da educação
contemporânea. No processo de análise dos discursos te-
mos como referencial teórico a hermenêutica filosófica,
de Hans-Georg Gadamer, que com seus modelos estrutu-
rais e considerações acerca da compreensão encaminha
a análise para além de uma leitura objetiva, nos propor-
cionando abertura frente aos textos que se apresentam.
Como referencial auxiliar João Barroso contribui com a
caracterização do modelo de regulação que encontramos
no MESP.
Uma revisão do movimento nos proporcionou o
contato com alguns dados relevantes que devem ser consi-
derados em nossa exposição. O MESP não é apenas um mo-
vimento em prol da defesa dos estudantes ou um site sobre
o assunto. Mas uma organização que rendeu dois Cadastros
de Pessoa Jurídica (CNPJ) a Miguel Najib. A primeira em-
presa (CNPJ 23.857.417/0001-70) aberta em 28 de outubro
de 2015, tem por Razão Social e Nome Fantasia Associação
Escola Sem Partido.
Sua principal atividade econômica é “atividades de as-
sociações de defesa de direitos sociais”. A segunda empresa
(CNPJ 22.743.156/0001-03) aberta em 26 de junho de 2015,
tem por Razão Social Escola Sem Partido Treinamento e
Aperfeiçoamento Eireli-ME e por Nome Fantasia Escola Sem
Partido. Sua principal atividade econômica é “treinamento
em desenvolvimento profissional e gerencial”. Tratando-se
de uma Eireli-ME (Empresa Individual de Responsabilidade
Limitada – Micro Empresa), podemos saber que há apenas
um sócio, o próprio empresário, e que sua receita bruta
anual é inferior ou igual a trezentos e sessenta mil reais. Esta
empresa é autora do processo Nº 64253-55.2016.4.01.3400,
de 04 de novembro de 2016, que versa sobre os Direitos
Humanos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e
culminou com a retirada do critério que atribuía nota zero às
redações que viessem a ferir os direitos humanos. A crítica
ao pensamento de Paulo Freire se situa no horizonte político