XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
Convém destacarmos que, em conformidade com o
que prescreve o art.1 da Convenção dos direitos das pes-
soas (ONU, 2006), público-alvo da Educação Especial que
necessita de AEE são as pessoas com deficiências que “[...]
têm impedimento de longo prazo de natureza física, mental,
intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas
barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na
sociedade com as demais pessoas.”
Os atendimentos devem ser realizados no turno con-
trário e, preferencialmente, no espaço escolar. Caso a escola
não tenha sala de recursos, a recomendação do MEC é que
se procure a escola mais próxima. Assim sendo, o PPP tam-
bém deve prever a articulação entre as diferentes escolas e
entre os profissionais envolvidos no respectivo atendimento
aos estudantes. Ademais, deve prever a organização de ho-
rário no contraturno dos estudantes e horário dos profes-
sores do AEE, confecção de materiais didáticos e orientação
aos pais, professores e outros profissionais envolvidos no
processo educativo.
PERCURSO METODOLÓGICO
Para a construção deste artigo, dedicamo-nos à leitura
da teoria freireana, tendo como eixo norteador o objetivo
de elucidar as contribuições e reflexões de Freire no que
diz respeito à inclusão dos estudantes com deficiência na
escola comum. Após a seleção de obras do educador, con-
centramos nossa atenção em apontamentos, interrogações
e estabelecimento de relações com nosso cotidiano escolar.
Na sequência, desenvolvemos um trabalho de análise inter-
pretativa, resultando na reflexão teórica aqui apresentada.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com o propósito de expor um pouco sobre a Política
Pública da Educação Especial com a Perspectiva da Educa-
ção Inclusiva, a história da Educação Especial, demonstran-
do os avanços ao longo do tempo, chegamos ao final desta