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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
rica
[a pessoa com deficiência]
; se discrimino a
mulher, a camponesa, a operária, não posso eviden-
temente escutá-las e se não as
escuto, não posso
falar com eles, mas a eles, de cima para baixo.
Sobretudo, me proíbo entendê-los. Se me sin-
to superior ao diferente, não importa quem
seja, recuso-me escutá-lo ou escutá-la. (FREIRE,
1996, p. 136, grifo nosso).
Essa escuta descrita pelo teórico vai além da mera ação
de ouvir; requer do professor uma pedagogia questionadora,
ativa, dialógica, interativa, que discute e constrói os conheci-
mentos por meio da reflexão. Por conseguinte, a escola co-
mum se torna inclusiva ao reconhecer e valorizar as diferen-
ças de seus estudantes, desenvolvendo práticas pedagógicas
que contemplam as diferenças, valorizam os conhecimentos
prévios e em construção e promovem aprendizagens desa-
fiadoras a todos.
Nessa linha de raciocínio, Freire registra a importância
da formação docente continuada e progressiva. Ou seja, refe-
re-se ao ato de ensinar fundamentado em alternativas e pos-
sibilidades, garantindo ao estudante condições de interagir e
construir o próprio conhecimento. De acordo com sua teoria
reflexiva (1996, p. 52), “[...] este saber necessário ao professor
[...] não apenas precisa ser apreendido por ele e pelos edu-
candos nas suas razões de ser – ontológica, política, ética,
epistemológica, pedagógica, mas também, precisa ser cons-
tantemente testemunhado, vivido.”
Ao contemplarmos as palavras do sábio educador, sen-
timo-nos confiantes ao afirmar que o AEE deve fazer parte da
gestão democrática da escola, e no Projeto Político- Pedagógi-
co (PPP) de cada instituição escolar, além da estrutura organi-
zacional, devem ser previstos recursos necessários ao AEE em
salas de recursos multifuncionais, bem como garantia desse
atendimento aos estudantes, aquisição de materiais e equipa-
mentos, além de professores especializados para a articulação
das aprendizagens desenvolvidas nas salas de recursos com
o ensino das salas de aula comum, que também atendem a
estudantes que integram o público-alvo da Educação Especial.