XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
69
EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS
CARTAS A UNS PROFESSORES
1
:
JOSÉ MARTÍ E SAUL TABORDA
Daniela Corte Real
2
Caro leitor, acho importante escrever a você explicitan-
do minha vontade de elaborar esta síntese (do dia de traba-
lho) sob a forma de Cartas dirigidas a uns professores. Faço
essa opção porque as cartas no meu entendimento são mais
pessoais, subjetivas, não pretendem a cientificidade, não se
enquadram em categorias e modos de ver, de ser e de cons-
truir conhecimento. Não pretendem ser verdades constituídas
como bem comum. Cartas comunicam. São desdobramentos
dos ecos que reverberaram após a escuta atenta das falas dos
colegas professores e pesquisadores ocorridas em Tandil/AR
na
Universidad Nacional Del Centro de La Provincia de Buenos
Aires
(UNICEN), no dia 18 de setembro.
A ideia de escrever cartas veio ancorada nas leituras
que tenho feito das obras de Paulo Freire ao longo de mi-
nha formação acadêmica. Penso nas cartas como potentes
dispositivos que atravessam as possibilidades de redação
do texto científico. Penso nelas como algo que permeia os
entrelaçamentos daquilo que pensamos ser uma tese para
refletir: que
aquilo que permanece é a mudança
. As cartas
são leituras possíveis, subjetivas, amorosas e, porque não,
criticas. Leituras de mundo que precedem a leitura da pala-
vra, mas que não podem prescindir da escuta atenta de um
outro – até então (des)conhecido – que é legítimo justamen-
1
Este texto foi escrito durante as
Jornadas Interuniversitarias de Pos Gra-
dos en Educacion: Educacion y emancipación en el pensamiento latinoa-
mericano
(Tandil/Argentina) em 2017. Naquela ocasião os pesquisadores
e professores da
Universidad Nacional Del Centro de La Provincia
de Bue-
nos Aires (UNICEN) apresentaram alguns autores argentinos da área da
educação e solicitaram aos pesquisadores brasileiros que apresentassem
trabalhos, exclusivamente, sobre Paulo Freire. Essa carta nasce a partir das
possibilidades de diálogo entre esses autores e Freire.
2
Universidade de Caxias do Sul (UCS), Programa de Pós-Graduação em
Educação (PPGE), bolsista CAPES/PROSUC,
dcreal@ucs.br.