XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS
seriam seus movimentos frente à realidade educacional e
política do país que parece retroceder a um período anterior
a 1963? Calam-se as possibilidades de formação com quali-
dade e de reflexão crítica e cala-se o povo (e o coro)...
Nessa percepção, penso que a liberdade – proposta
por Paulo ao tentar empoderar os sujeitos através da educa-
ção é muito mais legítima do que a proposta atual que visa
à retomada da “ordem” e do “progresso”. Pode-se pensar
ordem e progresso à custa de quem? Ainda nesse sentido
podemos resgatar parte do artigo de 1963 em que você
apresenta o conceito de ordem para além do ético. Ordem
como histórico. Isso significa que não é possível descon-
siderar o contexto quando se lê determinada época, ação
ou ato, seja político ou não. Outras ideias trazidas por você
como “amaciamento” me provocam a reflexão sobre as po-
líticas assistenciais (ou assistencialistas) entendidas como
políticas amaciadoras... No que tange à educação penso: A
quem interessa uma educação que liberte, que comunique
e que não faça comunicados?