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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

seriam seus movimentos frente à realidade educacional e

política do país que parece retroceder a um período anterior

a 1963? Calam-se as possibilidades de formação com quali-

dade e de reflexão crítica e cala-se o povo (e o coro)...

Nessa percepção, penso que a liberdade – proposta

por Paulo ao tentar empoderar os sujeitos através da educa-

ção é muito mais legítima do que a proposta atual que visa

à retomada da “ordem” e do “progresso”. Pode-se pensar

ordem e progresso à custa de quem? Ainda nesse sentido

podemos resgatar parte do artigo de 1963 em que você

apresenta o conceito de ordem para além do ético. Ordem

como histórico. Isso significa que não é possível descon-

siderar o contexto quando se lê determinada época, ação

ou ato, seja político ou não. Outras ideias trazidas por você

como “amaciamento” me provocam a reflexão sobre as po-

líticas assistenciais (ou assistencialistas) entendidas como

políticas amaciadoras... No que tange à educação penso: A

quem interessa uma educação que liberte, que comunique

e que não faça comunicados?