Table of Contents Table of Contents
Previous Page  72 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 72 / 2428 Next Page
Page Background

72

EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

pensar a educação como ciência autônoma com seus pró-

prios valores; e 3) O ideal como concepção histórico-cultural

é algo que legitima o saber, como um saber que vem do

povo. Nessa direção pensar com alguém é necessário para

responder a uma questão atual e que exige a reflexão crítica

sobre a educação entendida como: empreendedorismo e/

ou inovação. Escute-me Saúl, isso não é algo novo nos de-

bates da área da educação. Na verdade parece que muitas

vezes o velho se reveste de novo...

Ainda é importante pensar nas vivências estéticas

como constitutivas da subjetividade. Elas como tradições cria-

tivas, se mantém vivas. Mais do que provocar os debates sobre

educação e a nos defrontarmos com o espelho que nos obriga

a nos vermos (para nos descarnarmos), entendo que a provo-

cação da crítica social é potente campo para as discussões so-

bre a sua teoria. Olho a estrutura da matriz crítica exploratória

como uma matriz crítica emancipatória. Penso que a contex-

tualização entre política, educação e luta de classes não pode/

deve ficar de fora dos debates sobre a educação. Resgatam-se

as perguntas: Educar para quê? Educar para quem?

Vale um reencontro com o espelho para perguntar:

Como me vejo (nos vemos)? Como nos pensamos? Nesse

sentido a comuna se apresenta como um espaço coletivo,

geográfico, comunitário e humano que provoca a reflexão

sobre o entendimento de que a natureza humana é univer-

sal. Podemos ainda nos perguntar: Os espaços púbicos nes-

sa perspectiva também se constituem como espaços edu-

cacionais capazes de mediar processos educativos? Vale o

destaque de que comuna não é comunidade! Nessa direção

o que está em jogo? Os espaços da escola ou a educação?

REFERÊNCIAS:

FREIRE, Paulo. Ensinar, aprender: leitura de mundo, leitu-

ra da palavra

. In

:

Estudos Avançados

, vol. 15, n. 42,

São Paulo, Maio/Ago. 2011. Disponível em:

<http:// www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pi- d=S0103-40142001000200013>

. Acesso em: 17 set

2017.