72
EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
pensar a educação como ciência autônoma com seus pró-
prios valores; e 3) O ideal como concepção histórico-cultural
é algo que legitima o saber, como um saber que vem do
povo. Nessa direção pensar com alguém é necessário para
responder a uma questão atual e que exige a reflexão crítica
sobre a educação entendida como: empreendedorismo e/
ou inovação. Escute-me Saúl, isso não é algo novo nos de-
bates da área da educação. Na verdade parece que muitas
vezes o velho se reveste de novo...
Ainda é importante pensar nas vivências estéticas
como constitutivas da subjetividade. Elas como tradições cria-
tivas, se mantém vivas. Mais do que provocar os debates sobre
educação e a nos defrontarmos com o espelho que nos obriga
a nos vermos (para nos descarnarmos), entendo que a provo-
cação da crítica social é potente campo para as discussões so-
bre a sua teoria. Olho a estrutura da matriz crítica exploratória
como uma matriz crítica emancipatória. Penso que a contex-
tualização entre política, educação e luta de classes não pode/
deve ficar de fora dos debates sobre a educação. Resgatam-se
as perguntas: Educar para quê? Educar para quem?
Vale um reencontro com o espelho para perguntar:
Como me vejo (nos vemos)? Como nos pensamos? Nesse
sentido a comuna se apresenta como um espaço coletivo,
geográfico, comunitário e humano que provoca a reflexão
sobre o entendimento de que a natureza humana é univer-
sal. Podemos ainda nos perguntar: Os espaços púbicos nes-
sa perspectiva também se constituem como espaços edu-
cacionais capazes de mediar processos educativos? Vale o
destaque de que comuna não é comunidade! Nessa direção
o que está em jogo? Os espaços da escola ou a educação?
REFERÊNCIAS:
FREIRE, Paulo. Ensinar, aprender: leitura de mundo, leitu-
ra da palavra
. In
:
Estudos Avançados
, vol. 15, n. 42,
São Paulo, Maio/Ago. 2011. Disponível em:
<http:// www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pi- d=S0103-40142001000200013>. Acesso em: 17 set
2017.