Table of Contents Table of Contents
Previous Page  78 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 78 / 2428 Next Page
Page Background

78

EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Como revolucionários, Fidel e Freire atuaram como

militantes na causa da libertação dos oprimidos em dife-

rentes contextos, o que possibilitou a compreensão de que

educação e libertação são indissociáveis, pois ambas não se

realizam sozinhas, mas na coletividade. Um destes contextos

é o da alfabetização, bandeira amplamente defendida por

ambos. No caso de Cuba, depois do triunfo da Revolução,

a campanha de alfabetização foi uma das políticas mais re-

levantes na educação, podendo também destacar-se como

aquela que teve um grande impacto sociocultural na popu-

lação cubana. Já em 1961, Cuba anunciava ao mundo sua

condição de território livre de analfabetismo. Numa entre-

vista realizada a Paulo Freire, na realização do XXI Congresso

Interamericano de Psicologia, celebrado em Havana no ano

de 1989, ele afirmava que “[...] a campaña de alfabetización

de Cuba, seguida años después por la de Nicaragua, consti-

tuye uno de los más importantes hechos de la historia de la

educación en este siglo” (PÉREZ; MARTÍNEZ HEREDIA, 2010,

p. 203). Desta forma, a própria campanha de alfabetização

lhe outorgou visibilidade internacional à ilha e se converteu

numa grande experiência revolucionária para toda a região

latino-americana.

REFERÊNCIAS:

FREIRE, Paulo.

Pedagogia do Oprimido

. Rio de Janeiro: Paz

e Terra, 2017.

PÉREZ, Esther; MARTÍNEZ HEREDIA, Fernando. Diálogo com

Paulo Freire. In: FREIRE, Paulo.

Pedagogía de la au-

tonomia y otros textos

. Habana: Editorial caminos,

2010.