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EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Como revolucionários, Fidel e Freire atuaram como
militantes na causa da libertação dos oprimidos em dife-
rentes contextos, o que possibilitou a compreensão de que
educação e libertação são indissociáveis, pois ambas não se
realizam sozinhas, mas na coletividade. Um destes contextos
é o da alfabetização, bandeira amplamente defendida por
ambos. No caso de Cuba, depois do triunfo da Revolução,
a campanha de alfabetização foi uma das políticas mais re-
levantes na educação, podendo também destacar-se como
aquela que teve um grande impacto sociocultural na popu-
lação cubana. Já em 1961, Cuba anunciava ao mundo sua
condição de território livre de analfabetismo. Numa entre-
vista realizada a Paulo Freire, na realização do XXI Congresso
Interamericano de Psicologia, celebrado em Havana no ano
de 1989, ele afirmava que “[...] a campaña de alfabetización
de Cuba, seguida años después por la de Nicaragua, consti-
tuye uno de los más importantes hechos de la historia de la
educación en este siglo” (PÉREZ; MARTÍNEZ HEREDIA, 2010,
p. 203). Desta forma, a própria campanha de alfabetização
lhe outorgou visibilidade internacional à ilha e se converteu
numa grande experiência revolucionária para toda a região
latino-americana.
REFERÊNCIAS:
FREIRE, Paulo.
Pedagogia do Oprimido
. Rio de Janeiro: Paz
e Terra, 2017.
PÉREZ, Esther; MARTÍNEZ HEREDIA, Fernando. Diálogo com
Paulo Freire. In: FREIRE, Paulo.
Pedagogía de la au-
tonomia y otros textos
. Habana: Editorial caminos,
2010.