XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
81
EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS
LITERATURA E EDUCAÇÃO NOS
PRESSUPOSTOS FREIRIANOS: POSSIBILIDADES
A PARTIR DA INTERCULTURALIDADE
Mara Rosane Haubert
1
Leonardo Camargo Lodi
2
1 INTRODUÇÃO
A palavra literatura é de raiz latina que a designa como
littera
, ou seja, letra. Semanticamente é múltipla, como toda
arte, e assume o viés de articular de diversas formas as ex-
pressões artísticas da humanidade em textos. O aspecto
multimodal da literatura também deve ser considerado se
houver a intenção de compreender melhor as culturas, os
tempos ou os espaços.
Educação e literatura são processos indissociáveis ten-
do em vista que pressupõe: a interação, no sentido de que
o entendimento do mundo exige relações de interatividade
entre o sujeito e o espaço por ele ocupado, ou não; a leitura
de mundo, no sentido de compreender o concreto, o que
precede a leitura da palavra (FREIRE, 1989); a ação, consi-
derando que toda ação é compreendida como ato político,
leitura e expressão de mundo, o que também é evidenciado
pela literatura; e a reação como uma possibilidade de (re)
significação e de intervenção.
Desta forma, o objetivo deste trabalho é refletir sobre
as relações entre a literatura e a educação no pensamento
de Paulo Freire, compreendendo suas expressões, revela-
ções e indignações frentes aos contextos de exclusão e de
opressão sobre a ótica da interculturalidade.
1
Graduada em Letras Português pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos
– UNISINOS. Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em
Educação na mesma na universidade com bolsa CAPES.
2
Graduado em Letras Português e Inglês pela Universidade do Vale do Rio
dos Sinos – UNISINOS. Mestrando em Educação no Programa de Pós-Gra-
duação em Educação na mesma na universidade com bolsa CAPES.