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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

LITERATURA E EDUCAÇÃO NOS

PRESSUPOSTOS FREIRIANOS: POSSIBILIDADES

A PARTIR DA INTERCULTURALIDADE

Mara Rosane Haubert

1

Leonardo Camargo Lodi

2

1 INTRODUÇÃO

A palavra literatura é de raiz latina que a designa como

littera

, ou seja, letra. Semanticamente é múltipla, como toda

arte, e assume o viés de articular de diversas formas as ex-

pressões artísticas da humanidade em textos. O aspecto

multimodal da literatura também deve ser considerado se

houver a intenção de compreender melhor as culturas, os

tempos ou os espaços.

Educação e literatura são processos indissociáveis ten-

do em vista que pressupõe: a interação, no sentido de que

o entendimento do mundo exige relações de interatividade

entre o sujeito e o espaço por ele ocupado, ou não; a leitura

de mundo, no sentido de compreender o concreto, o que

precede a leitura da palavra (FREIRE, 1989); a ação, consi-

derando que toda ação é compreendida como ato político,

leitura e expressão de mundo, o que também é evidenciado

pela literatura; e a reação como uma possibilidade de (re)

significação e de intervenção.

Desta forma, o objetivo deste trabalho é refletir sobre

as relações entre a literatura e a educação no pensamento

de Paulo Freire, compreendendo suas expressões, revela-

ções e indignações frentes aos contextos de exclusão e de

opressão sobre a ótica da interculturalidade.

1

Graduada em Letras Português pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos

– UNISINOS. Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em

Educação na mesma na universidade com bolsa CAPES.

2

Graduado em Letras Português e Inglês pela Universidade do Vale do Rio

dos Sinos – UNISINOS. Mestrando em Educação no Programa de Pós-Gra-

duação em Educação na mesma na universidade com bolsa CAPES.