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EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

fissional (Escolas Agrotécnicas e Centros Federais de Edu-

cação Profissional e Tecnológica – CEFETs) e Secretaria de

Educação Profissional do Ministério da Educação (SETEC/

MEC) construíram conjuntamente uma proposta de lei que

reordenasse o sistema federal de educação profissional de

forma a atender as necessidades de uma formação técnica

integrada ao desenvolvimento local, regional e nacional e,

em dezembro de 2008, a lei 11.892 criou oficialmente a Rede

Federal EPCT e os Institutos Federais (IFs), trazendo para o

cenário da educação brasileira e internacional uma institu-

cionalidade nova (BRASIL, 2008). A lei tirou definitivamente

a educação profissional das disposições transitórias da le-

gislação em vigor, verticalizou a oferta das vagas, capilarizou

as instituições, interiorizou o ensino superior, e colocou os

IFs no patamar de “sonho de consumo” de inúmeras co-

munidades, que percebiam nessa nova institucionalidade a

promessa real de desenvolvimento para regiões quase sem-

pre marginalizadas quanto à oferta de educação pública, fe-

deral, de qualidade e gratuita.

A proposta dos Institutos Federais surge da importância

que assume a educação num momento de trânsito da socie-

dade brasileira (FREIRE, 1967), quando nos desvinculávamos

de um tempo onde a educação profissional era vista apenas

como preparação para o fazer e adentrávamos numa con-

cepção mais abrangente da mesma em que nossos alunos

poderiam ser sujeitos da sua própria construção educacional.

Mesmo com suas contradições, inerentes ao processo de es-

truturação de uma nova institucionalidade que é permanen-

te território de disputa, os IFs trouxeram para o cenário da

educação brasileira a possibilidade de se constituírem num

espaço territorial de reconhecimento do outro, de suas possi-

bilidades, de diferentes epistemologias, bem como de forma-

ção de pessoas capazes de interferir e interagir no desenvol-

vimento local, regional e nacional, identificados dessa forma

com uma concepção freiriana de processo educacional.

Embora sendo uma instituição recente e concebida

para ser inovadora, os desafios de sua institucionalidade