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EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
fissional (Escolas Agrotécnicas e Centros Federais de Edu-
cação Profissional e Tecnológica – CEFETs) e Secretaria de
Educação Profissional do Ministério da Educação (SETEC/
MEC) construíram conjuntamente uma proposta de lei que
reordenasse o sistema federal de educação profissional de
forma a atender as necessidades de uma formação técnica
integrada ao desenvolvimento local, regional e nacional e,
em dezembro de 2008, a lei 11.892 criou oficialmente a Rede
Federal EPCT e os Institutos Federais (IFs), trazendo para o
cenário da educação brasileira e internacional uma institu-
cionalidade nova (BRASIL, 2008). A lei tirou definitivamente
a educação profissional das disposições transitórias da le-
gislação em vigor, verticalizou a oferta das vagas, capilarizou
as instituições, interiorizou o ensino superior, e colocou os
IFs no patamar de “sonho de consumo” de inúmeras co-
munidades, que percebiam nessa nova institucionalidade a
promessa real de desenvolvimento para regiões quase sem-
pre marginalizadas quanto à oferta de educação pública, fe-
deral, de qualidade e gratuita.
A proposta dos Institutos Federais surge da importância
que assume a educação num momento de trânsito da socie-
dade brasileira (FREIRE, 1967), quando nos desvinculávamos
de um tempo onde a educação profissional era vista apenas
como preparação para o fazer e adentrávamos numa con-
cepção mais abrangente da mesma em que nossos alunos
poderiam ser sujeitos da sua própria construção educacional.
Mesmo com suas contradições, inerentes ao processo de es-
truturação de uma nova institucionalidade que é permanen-
te território de disputa, os IFs trouxeram para o cenário da
educação brasileira a possibilidade de se constituírem num
espaço territorial de reconhecimento do outro, de suas possi-
bilidades, de diferentes epistemologias, bem como de forma-
ção de pessoas capazes de interferir e interagir no desenvol-
vimento local, regional e nacional, identificados dessa forma
com uma concepção freiriana de processo educacional.
Embora sendo uma instituição recente e concebida
para ser inovadora, os desafios de sua institucionalidade