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EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
vão construindo sua trajetória
de “estar com o mundo”, ou seja,
vivenciando experiências transformadoras, emancipadoras e
criadoras de novas realidades.
2 OS INSTITUTOS FEDERAIS E A TRANSIÇÃO
PARADIGMÁTICA
Mais de cem anos se passaram desde a criação das
primeiras escolas de artes e ofícios pelo Presidente Nilo Pe-
çanha, em 1909. Essas escolas tinham como objetivo atender
“
os filhos dos desvalidos da fortuna com om o indispensavel
preparo technico e intelectual, como faze-los adquirir habitos
de trabalho proficuo, que os afastara da ociosidade ignoran-
te, escola do vicio e do crime
” (BRASIL, 1909). Desde então,
o desenvolvimento desse espaço educacional acompanhou
as mudanças econômicas, sociais e culturais produzidas no
Brasil, vindo então a se constituir na base da Lei 11.892/08,
que criou os IFs e reordenou a educação profissional, isto é,
há apenas 9 anos.
Avaliada como uma das políticas públicas de maior
sucesso e relevância do Governo Lula, provavelmente pela
proposta de inclusão e atendimento de áreas carentes de
oferta educacional, os Institutos Federais ainda são invisí-
veis pelas suas características historicamente vinculadas a
uma educação de segunda categoria, de caráter utilitário,
instrumental, dual e fundada na vocação e profissionali-
zação em detrimento da cultura humanística e social. Essa
dualidade não é exclusividade do Brasil, mas marcada em
diversas experiências internacionais (COWEN, 2013; SAN-
TOS, 2013)
Com características peculiares, os IFs foram concebi-
dos para atender a demanda de uma nova institucionalida-
de educacional no processo de transição do século XX para
o XXI, onde o contexto de diversificação, necessidade de
inovação, interiorização e constituição de espaços de educa-
ção que pudessem garantir a resistência à crise e as políticas
neoliberais, bem como romper com espaços educacionais
criados para a elite econômica (PACHECO, 2011).