Table of Contents Table of Contents
Previous Page  85 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 85 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

85

EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

O ESTAR COM O MUNDO: OS INSTITUTOS

FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E

TECNOLOGIA E A INTERNACIONALIZAÇÃO

Cláudia Schiedeck Soares de Souza

1

Resumo:

A internacionalização é um dos temas mais rele-

vantes para a educação brasileira na atualidade. Na Educação

Profissional, pela ausência de reflexão específica, mais ainda.

O presente trabalho busca apresentar o relato das primeiras

experiências internacionais mais significativas vivenciadas

pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia,

criados em 2008, quais sejam o Projeto Mulheres Mil, em par-

ceria com o Canadá, e o I Fórum Mundial de Educação Profis-

sional e Tecnológica, ocorrido em 2009 e derivado do Fórum

Social Mundial. Ambas apresentaram características marcan-

tes, principalmente por estarem vinculadas a uma concepção

educacional transformadora e libertadora, que busca suas raí-

zes em Paulo Freire. Essas experiências trouxeram para a Rede

Federal princípios orientadores que ainda balizam as estraté-

gias de internacionalização dos IFs, quer na forma de escolha

de parceiros internacionais, quer na estruturação de projetos

internacionais que promovem a reflexão e a criticidade, pos-

sibilitando à comunidade escolar não apenas a imitação de

modelos que partem de países difusores de políticas educa-

cionais, mas a construção de um paradigma que dê conta da

diversidade da educação profissional federal.

Palavras-chave

: Educação Profissional, Institutos Federais,

Internacionalização

1 INTRODUÇÃO

A partir de 2007 e por mais de um ano, gestores das

antigas autarquias federais responsáveis pela educação pro-

1

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação pela UNISI-

NOS, docente IFRS,

claudiaschiedeck1609@gmail.com