XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
85
EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS
O ESTAR COM O MUNDO: OS INSTITUTOS
FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E
TECNOLOGIA E A INTERNACIONALIZAÇÃO
Cláudia Schiedeck Soares de Souza
1
Resumo:
A internacionalização é um dos temas mais rele-
vantes para a educação brasileira na atualidade. Na Educação
Profissional, pela ausência de reflexão específica, mais ainda.
O presente trabalho busca apresentar o relato das primeiras
experiências internacionais mais significativas vivenciadas
pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia,
criados em 2008, quais sejam o Projeto Mulheres Mil, em par-
ceria com o Canadá, e o I Fórum Mundial de Educação Profis-
sional e Tecnológica, ocorrido em 2009 e derivado do Fórum
Social Mundial. Ambas apresentaram características marcan-
tes, principalmente por estarem vinculadas a uma concepção
educacional transformadora e libertadora, que busca suas raí-
zes em Paulo Freire. Essas experiências trouxeram para a Rede
Federal princípios orientadores que ainda balizam as estraté-
gias de internacionalização dos IFs, quer na forma de escolha
de parceiros internacionais, quer na estruturação de projetos
internacionais que promovem a reflexão e a criticidade, pos-
sibilitando à comunidade escolar não apenas a imitação de
modelos que partem de países difusores de políticas educa-
cionais, mas a construção de um paradigma que dê conta da
diversidade da educação profissional federal.
Palavras-chave
: Educação Profissional, Institutos Federais,
Internacionalização
1 INTRODUÇÃO
A partir de 2007 e por mais de um ano, gestores das
antigas autarquias federais responsáveis pela educação pro-
1
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação pela UNISI-
NOS, docente IFRS,
claudiaschiedeck1609@gmail.com