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EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Educação e literatura podem ser compreendidas

como formas de luta contra a injustiça social e podem ser

identificadas como formas de entender e transformação. A

literatura é compreendida como conhecimento, salvação e

poder capaz de mudar e transformar o mundo, sendo uma

atividade revolucionária (PAZ, 2012) que está relacionada

com a trajetória de Paulo Freire, sobretudo como relação à

emancipação dos oprimidos. Além disso, Paz (2012) mencio-

na a fonte de inspiração da poesia e da literatura: o vazio, a

ausência e a angústia, sentimentos que refletem os escritos

literários.

A educação é compreendida a partir do que Freire

anuncia como ato político. Desta forma, ela pode ser identifi-

cada como formas diferentes de os seres humanos partirem

do que são para o que querem ser. Tendo por base a relação

entre literatura e educação, evidenciadas nos pressupostos

freirianos, nos quais se identifica a questão revolucionária

pela busca de um novo horizonte e uma nova perspectiva

para a justiça social e a libertação dos oprimidos.

Além disso, anunciam-se as dimensões ética e estética

de Paulo Freire, principalmente por entender a impossibili-

dade da criação de um projeto de educação libertadora e

humanizante, tendo em vista que a educação humanista-li-

bertadora deve posicionar-se radicalmente contra qualquer

tipo de opressão e de agressão.

Desta forma, a literatura é fonte para, a partir da eman-

cipação, uma forma de desconstrução de saber e de poder.

Nessa perspectiva, o aspecto multimodal da literatura con-

verge para o entendimento de internacionalização que esse

trabalho adota, pois, cultura é a manifestação que acolhe

diferentes expressão que nem sempre são gráficas. Desta

forma, a tradição oral de muitos povos é uma forma de ex-

pressão e reação de mundo, portanto cultura e literatura.

Tendo como base a educação e a política e pensan-

do sobre a (des)colonialidade do ser e do saber (QUIJANO,

2000), a literatura em qualquer tempo e espaço é, antes de

tudo, manifestação cultural dos mais distintos aspectos dos