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EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Educação e literatura podem ser compreendidas
como formas de luta contra a injustiça social e podem ser
identificadas como formas de entender e transformação. A
literatura é compreendida como conhecimento, salvação e
poder capaz de mudar e transformar o mundo, sendo uma
atividade revolucionária (PAZ, 2012) que está relacionada
com a trajetória de Paulo Freire, sobretudo como relação à
emancipação dos oprimidos. Além disso, Paz (2012) mencio-
na a fonte de inspiração da poesia e da literatura: o vazio, a
ausência e a angústia, sentimentos que refletem os escritos
literários.
A educação é compreendida a partir do que Freire
anuncia como ato político. Desta forma, ela pode ser identifi-
cada como formas diferentes de os seres humanos partirem
do que são para o que querem ser. Tendo por base a relação
entre literatura e educação, evidenciadas nos pressupostos
freirianos, nos quais se identifica a questão revolucionária
pela busca de um novo horizonte e uma nova perspectiva
para a justiça social e a libertação dos oprimidos.
Além disso, anunciam-se as dimensões ética e estética
de Paulo Freire, principalmente por entender a impossibili-
dade da criação de um projeto de educação libertadora e
humanizante, tendo em vista que a educação humanista-li-
bertadora deve posicionar-se radicalmente contra qualquer
tipo de opressão e de agressão.
Desta forma, a literatura é fonte para, a partir da eman-
cipação, uma forma de desconstrução de saber e de poder.
Nessa perspectiva, o aspecto multimodal da literatura con-
verge para o entendimento de internacionalização que esse
trabalho adota, pois, cultura é a manifestação que acolhe
diferentes expressão que nem sempre são gráficas. Desta
forma, a tradição oral de muitos povos é uma forma de ex-
pressão e reação de mundo, portanto cultura e literatura.
Tendo como base a educação e a política e pensan-
do sobre a (des)colonialidade do ser e do saber (QUIJANO,
2000), a literatura em qualquer tempo e espaço é, antes de
tudo, manifestação cultural dos mais distintos aspectos dos