Table of Contents Table of Contents
Previous Page  83 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 83 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

83

EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

povos. Desta forma, este movimento irá fomentar a discus-

são e a disseminação do desenvolvimento da internacionali-

zação da cultura, ou a

interculturalidade

, na América Latina,

como menciona Walsh (2012).

O termo “interculturalidade” ganhou destaque na

América Latina a partir dos anos de 1990, passando a ser

difundido e relacionado à educação e às políticas educativas

(WALSH, 2012). Walsh (2012) anuncia que

“[...] formar ciudadanos conscientes de las dife-

rencias y capaces de trabajar conjuntamente en el

desarrollo del país y en la construcción de una so-

ciedad justa, equitativa, igualitaria y plural”. (p. 63).

Desta forma, acredita-se que a educação e a literatura

podem ser vistas como possibilidades de (des)colonialidade

de poder, saber e ser de referências do norte. Elas podem

ser identificadas como propulsoras e incentivadoras críticas

para pensar na construção de uma sociedade justa, igualitá-

ria e plural desde a América Latina. As possibilidades podem

ser identificadas a partir de:

Experiências de intelectuais latino america-

nos, como Salomé Ureña (República Domi-

nicana, 1850-1897) na luta pela criação de

um instituto de educação para ensino supe-

rior para mulheres; María Luiza Dolz (Cuba,

1854-1928) pela educação mista de meninas

e meninos em Cuba; e Domingo Faustino

Sarmiento (Argentina, 1811-1888) pensador

e escritor que lutou pela educação para as

massas, mostrando-se contrário à meritocra-

cia do saber (STRECK, 2010);

Reivindicações através de movimentos sociais,

como Marcha Mundial das Mulheres, movi-

mento LGBTTQ, Movimento Negro, Movimen-

to Zapatista, Movimento Indígena e etc.

Através destas possibilidades de (des)construção de

poder, saber e ser, podemos pensar a literatura e a edu-