Table of Contents Table of Contents
Previous Page  87 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 87 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

87

EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

não foram e não são poucos, entre eles, a implantação de

uma concepção pedagógica emancipadora, a formação e

constituição de quadro docentes e de servidores técnicos

administrativos, a organização institucional e o reconheci-

mento da indissiociabilidade entre ensino, pesquisa e exten-

são. Ademais, somente três anos depois da criação dos IFs, o

governo federal lançou o programa Ciências sem Fronteiras

(CsF), que além do desafio de disponibilizar bolsas de estu-

do no exterior, acelerou a discussão sobre o tema da inter-

nacionalização que já perpassava as discussões em nossas

instituições, ainda que compassada e incipientemente.

As reflexões desse trabalho fazem parte do escopo de

pesquisa de doutoramento em Educação pela Unisinos, que

me possibilitaram aprofundar os estudos na área da interna-

cionalização da educação profissional. Uma série de ques-

tionamentos são fios condutores das mesmas, os quais tal-

vez não apresentem respostas concretas, mas persistem na

minha práxis diária: como os IFs, com sua verticalidade edu-

cacional e sua invisibilidade nas políticas de ensino superior,

conseguirão se inserir e se manter nas várias “internacionali-

zações” do mundo globalizado? Como manter as caracterís-

ticas primeiras dos IFs e, ao mesmo tempo, ampliar nossas

possibilidades de conhecer e integrar o mundo? Quais as

experiências e vivências internacionais dos IFs e como elas

dialogam com a sua institucionalidade?

Para Freire (1981), a concepção do ser humano é a

de um individuo que estabelece relações e que modifica o

mundo a partir da sua compreensão crítica e criadora, di-

ferente dos animais que existem apenas numa dimensão

temporal e, portanto, sem potencialidade criativa. Sendo as-

sim, o objetivo desse breve estudo é o de apresentar duas

dessas experiências internacionais dos Institutos Federais,

o Programa Mulheres Mil e o Fórum Mundial de Educação

Profissional e Tecnológica, como sendo os primeiros passos

e os antecedentes internacionais dessas instituições e que

vem fundando um possível modelo de internacionalização

nas mesmas. Propomos observar como através delas os IFs