Table of Contents Table of Contents
Previous Page  92 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 92 / 2428 Next Page
Page Background

92

EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Também cabe destacar que um dos grandes motivos

para o sucesso do Programa “Mulheres Mil” residiu na ade-

rência da proposta pedagógica à realidade conjuntural bra-

sileira. Fundado numa abordagem pedagógica que permitiu

partir da realidade de mulheres à margem do mundo do

trabalho, à margem do processo educacional formal e, por-

tanto, excluídas e invisíveis por apenas “estarem no mundo”,

o programa permitiu aos IFs estabelecer novos vínculos com

comunidades periféricas, fazendo com que as instituições

percebessem a necessidade de romper com seus muros e

paredes físicas. Essa característica de educação humanizado-

ra proporcionada pelo Mulheres Mil, é fundamental para o

processo emancipatório, conforme nos aponta Freire (1967)

Portanto, enquanto o animal é essencialmente um

ser da acomodação e do ajustamento, o homem o

é da integração. A sua grande luta vem sendo, atra-

vés dos tempos, a de superar os fatores que o fazem

acomodado ou ajustado. É a luta por sua humaniza-

ção, ameaçada constantemente pela opressão que

o esmaga, quase sempre até sendo feita – e isso é o

mais doloroso – em nome da sua libertação. A partir

das relações do homem com a realidade, resultan-

tes de estar com ela e de estar nela, pelos atos de

criação, recriação e decisão, vai ele dinamizando o

seu mundo. Vai dominando a realidade. Vai huma-

nizando-a. Vai acrescentando a ela algo de que ele

mesmo é o fazedor. Vai temporalizando os espaços

geográficos. Faz cultura. (FREIRE, 1967, p.42-43)

A característica humanizadora impressa nessa expe-

riência internacional dos Institutos Federais se apresenta

muito próxima das características constituintes da criação

dessas instituições federais e, por isso, são fundamentais

para se compreender as estratégias de internacionalização

que se desencadearam a partir daí.

2.1.2 O Fórum Mundial de Educação Profissional e

Tecnológica

Outro antecedente relevante e considerado como

marco inicial do processo de internacionalização para a Rede