92
EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Também cabe destacar que um dos grandes motivos
para o sucesso do Programa “Mulheres Mil” residiu na ade-
rência da proposta pedagógica à realidade conjuntural bra-
sileira. Fundado numa abordagem pedagógica que permitiu
partir da realidade de mulheres à margem do mundo do
trabalho, à margem do processo educacional formal e, por-
tanto, excluídas e invisíveis por apenas “estarem no mundo”,
o programa permitiu aos IFs estabelecer novos vínculos com
comunidades periféricas, fazendo com que as instituições
percebessem a necessidade de romper com seus muros e
paredes físicas. Essa característica de educação humanizado-
ra proporcionada pelo Mulheres Mil, é fundamental para o
processo emancipatório, conforme nos aponta Freire (1967)
Portanto, enquanto o animal é essencialmente um
ser da acomodação e do ajustamento, o homem o
é da integração. A sua grande luta vem sendo, atra-
vés dos tempos, a de superar os fatores que o fazem
acomodado ou ajustado. É a luta por sua humaniza-
ção, ameaçada constantemente pela opressão que
o esmaga, quase sempre até sendo feita – e isso é o
mais doloroso – em nome da sua libertação. A partir
das relações do homem com a realidade, resultan-
tes de estar com ela e de estar nela, pelos atos de
criação, recriação e decisão, vai ele dinamizando o
seu mundo. Vai dominando a realidade. Vai huma-
nizando-a. Vai acrescentando a ela algo de que ele
mesmo é o fazedor. Vai temporalizando os espaços
geográficos. Faz cultura. (FREIRE, 1967, p.42-43)
A característica humanizadora impressa nessa expe-
riência internacional dos Institutos Federais se apresenta
muito próxima das características constituintes da criação
dessas instituições federais e, por isso, são fundamentais
para se compreender as estratégias de internacionalização
que se desencadearam a partir daí.
2.1.2 O Fórum Mundial de Educação Profissional e
Tecnológica
Outro antecedente relevante e considerado como
marco inicial do processo de internacionalização para a Rede