XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS
atividades dos Institutos Federais (FORINTER, 2009). Nes-
se documento, já aparecem como necessidades para que
a internacionalização ocorresse de forma mais consistente
e sustentável algumas das ações que repercutem até hoje
na Rede EPCT, tais como a criação e estruturação das Asses-
sorias Internacionais nos Institutos Federais, a capacitação
dos Assessores Internacionais e equipe técnica, a criação de
projetos de cooperação técnica e o fomento à prática de
idiomas e de intercâmbio cultural em cada um dos IFs.
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
É inegável que o processo de globalização vigente no
mundo capitalista invadiu a pauta dos sistemas educacio-
nais, justamente por estarem eles no centro da discussão so-
bre o desenvolvimento dos estados-nação e cujas fronteiras
hoje já não são delimitadas pela geografia (SANTOS, 2013;
SGUISSARDI, FRANCO, MOROSINI, 2005; CUNHA, 2016).
Contudo, pouco vem sendo produzido sobre o tema
nos Institutos Federais, quer pela ausência na tradição de
publicações, quer pela ausência de espaços institucionais
de pesquisa que privilegiem o tema, quer pela invisibilida-
de frente às políticas governamentais que, ao olhar para a
educação brasileira somente percebem o ensino superior,
a pós-graduação e a pesquisa acadêmica, sem olhar para o
conjunto de
campi
da Rede Federal EPCT em todo o Brasil
que incorporam cada vez mais estudantes.
A análise breve das experiências mais relevantes de
internacionalização dos Institutos Federais realizada nesse
texto, nos coloca diante de algumas constatações positivas.
Importante destacar que o Programa Mulheres Mil e o
Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica fo-
ram primordiais enquanto movimentos que levaram os IFs
a buscar uma identidade enquanto modelo e parcerias de
internacionalização. Tanto é assim, que muito das estraté-
gias produzidas a partir de então possuem o traço marcante
dessas experiências, entre elas, qualificação de servidores,
mobilidade internacional de alunos em programas de ex-