Table of Contents Table of Contents
Previous Page  93 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 93 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

93

EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

Federal EPCT foi o I Fórum Mundial de Educação Profissional

e Tecnológica (FMEPT), que ocorreu de 23 a 27 de novem-

bro de 2009, em Brasília (um evento temático originário do

Fórum Mundial de Educação). Com a participação de mais

de 16 mil pessoas, entre alunos, servidores voluntários, pro-

fessores e convidados de mais de 15 países, o evento foi

um grande momento da celebração da diversidade, onde a

integração e troca de experiências foram marcantes de tal

forma que já foram realizadas mais duas novas edições (em

Florianópolis – 2013 e Recife - 2015). Dentre os objetivos

expressos pelo FMEPT encontramos dois que reafirmam

um movimento de internacionalização que seja inclusivo

e validador não só da multiculturalidade, mas também das

epistemologias emergentes, quais sejam, “tecer uma rede

mundial de culturas e alternativas de educação, em que a

cooperação em favor do ser humano e da vida substitua a

concorrência;validar e reconhecer os saberes tácitos cons-

truídos no trabalho e nas relações da vida” (OEI, 2009).

Articulando em torno do tema da Educação, as ques-

tões do trabalho, desenvolvimento sustentável, culturas, in-

tegração, ética, inclusão e diversidade, o FMEPT se apresen-

tou para a Rede Federal como um espaço de possibilidades

e construção de um mundo onde a igualdade, a diversidade

e a pluralidade de conhecimentos devem ser a base de um

movimento libertador. Foram apresentações de trabalhos,

troca e relato de experiências, momentos de convivência

com o diferente, possibilidades de conhecimento de novas

culturas, entre tantas outras vivências que fizeram com que

a Rede Federal despertasse para a internacionalização não

como um processo de compra e venda de produtos ou so-

luções, mas sim como um momento único de compartilha-

mento de sonhos e utopias.

Streck (2004), ao analisar as potencialidades do Fórum

Mundial de Educação, nos aponta que

O Fórum Social Mundial é um lugar para se viver

essa multiplicidade de interlocuções. É difícil dizer

se os temas são colocados pela economia, pela