Table of Contents Table of Contents
Previous Page  89 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 89 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

89

EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

Morosini (2014) reforça as singularidades dessa con-

juntura no Brasil:

No Brasil, além de muitas especificidades acima

apontadas, o contexto de transição, na educação

superior, está sendo marcado pela expansão acele-

rada, por políticas de diversificação, pela privatiza-

ção e por tendências democratizantes, comandadas

pela centralização estatal. A inovação é buscada,

paralelamente. Antevemos um sistema de educa-

ção superior que não é um modelo único e quase

imutável como aquele a que estávamos acostuma-

dos, decorrente de raízes históricas, presentes em

nossa realidade desde o século XIX. (...) convivemos

com novos formatos de IES, novos docentes, novos

discentes, novos currículos, novas exigências da so-

ciedade, do mercado e da globalização à educação

superior. A par disso um processo de internacio-

nalização regional transfronteiriço e transnacional,

sul-norte e sul-sul marca presença. (MOROSINI,

2014, p. 387-388).

Teoricamente, ao avaliarmos o contexto em que ocor-

reu a criação dos Institutos Federais no Brasil, percebemos

que eles se surgem como lócus de convivência e de inclusão

de um contingente enorme de excluídos dos bancos escola-

res regulares, principalmente no interior do país que convive

com oportunidades raras. Os espaços de estudo proporcio-

nados pelos IFs devem ser aqueles em que existam a multi-

culturalidade, a criticidade, a apreensão de ideias e concei-

tos que permitam ao indivíduo ser sujeito de sua construção

histórica e não apenas um recipiente onde se acumulam

textos e explicações, transformando o “ato de estudar numa

atitude em frente ao mundo” (FREIRE, 1981 p. 9).

2.1. Os Institutos Federais e os primeiros marcos de

internacionalização

Para compreender a conjuntura internacional onde se

inserem os Institutos Federais, precisamos olhar para Rede

EPCT nas suas tentativas de internacionalização e o que vem

sendo acumulado como experiência nesse campo de estudo.