XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
89
EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS
Morosini (2014) reforça as singularidades dessa con-
juntura no Brasil:
No Brasil, além de muitas especificidades acima
apontadas, o contexto de transição, na educação
superior, está sendo marcado pela expansão acele-
rada, por políticas de diversificação, pela privatiza-
ção e por tendências democratizantes, comandadas
pela centralização estatal. A inovação é buscada,
paralelamente. Antevemos um sistema de educa-
ção superior que não é um modelo único e quase
imutável como aquele a que estávamos acostuma-
dos, decorrente de raízes históricas, presentes em
nossa realidade desde o século XIX. (...) convivemos
com novos formatos de IES, novos docentes, novos
discentes, novos currículos, novas exigências da so-
ciedade, do mercado e da globalização à educação
superior. A par disso um processo de internacio-
nalização regional transfronteiriço e transnacional,
sul-norte e sul-sul marca presença. (MOROSINI,
2014, p. 387-388).
Teoricamente, ao avaliarmos o contexto em que ocor-
reu a criação dos Institutos Federais no Brasil, percebemos
que eles se surgem como lócus de convivência e de inclusão
de um contingente enorme de excluídos dos bancos escola-
res regulares, principalmente no interior do país que convive
com oportunidades raras. Os espaços de estudo proporcio-
nados pelos IFs devem ser aqueles em que existam a multi-
culturalidade, a criticidade, a apreensão de ideias e concei-
tos que permitam ao indivíduo ser sujeito de sua construção
histórica e não apenas um recipiente onde se acumulam
textos e explicações, transformando o “ato de estudar numa
atitude em frente ao mundo” (FREIRE, 1981 p. 9).
2.1. Os Institutos Federais e os primeiros marcos de
internacionalização
Para compreender a conjuntura internacional onde se
inserem os Institutos Federais, precisamos olhar para Rede
EPCT nas suas tentativas de internacionalização e o que vem
sendo acumulado como experiência nesse campo de estudo.