Table of Contents Table of Contents
Previous Page  90 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 90 / 2428 Next Page
Page Background

90

EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

É importante retomar que o tema da internacionaliza-

ção já estava presente nas concepções e diretrizes dos Ins-

titutos Federais (Brasil, 2010). Nesse documento é possível

encontrar sua vocação para dialogar com outras institucio-

nalidades do mundo,

“A era dos Institutos Federais exige que seus ato-

res, em seu caminhar, conheçam-se em sua hu-

manidade comum e, ao mesmo tempo, venham a

reconhecer-se em sua diversidade cultural. (...) Nes-

se sentido, é necessário que percebam não apenas

os dados e concebam as ideias na sua troca com o

mundo, mas os interpretem numa permanente tro-

ca com os demais membros da sociedade, o que

exige que estejam situados no universo e não deles

separados.” (BRASIL, 2010, p.25).

Percebemos aqui a intenção clara do intercâmbio de

ideias, de valores e de concepções com o mundo, tendo

como intuito primeiro a “troca” de saberes, cuja lógica é

humanizadora e tradutora das diferentes realidades. Santos

(2002) propõe essa forma de agir como a única que pode

evidenciar a razão cosmopolita, reconhecedora de novas

formas de pensar ou dar sentido a esse novo pensamento,

onde o exercício de interpretar duas ou mais culturas, a luz

de seus saberes hegemônicos ou não hegemônicos, permi-

tiria a construção de uma nova racionalidade e o surgimento

de uma gama variada de novas experiências sociais.

A Rede Federal de Educação Profissional, em seu for-

mato anterior à constituição dos Institutos Federais, já pos-

suía algumas experiências internacionais, mesmo que não

sistematizadas ou dependentes de acordos bilaterais entre

os CEFETs e outras instituições de ensino estrangeiras. Co-

nhecê-las pode dar a dimensão inicial de quais foram as ba-

ses originárias do processo de internacionalização.

2.1.1 O Programa Mulheres Mil

Uma das primeiras experiências internacionais de

maior abrangência e sucesso dentro dos Institutos Federais