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EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

tensão e pesquisa, projetos conjuntos que abrangem a rea-

lidade dos Institutos Federais e seus parceiros estrangeiros.

Se no presente Cowen (2012) aponta fortemente para

a necessidade de os especialistas em Educação Comparada

“lerem o global”, uma vez que a agenda desse campo de

estudo é, de certa forma, pautada pela rapidez com que as

mudanças vão se sobrepondo no mundo globalizado, mais

do que atual é o conceito de Freire (1981) sobre o caráter

integrador do homem enquanto ser que transforma e recria

sua realidade, não estando apenas “no mundo”, mas estan-

do “com o mundo”

E é ainda o jogo destas relações do homem com

o mundo e do homem com os homens, desafiado

e respondendo ao desafio, alterando, criando, que

não permite a imobilidade, a não ser em termos de

relativa preponderância, nem das sociedades nem

das culturas. E, na medida em que cria, recria e de-

cide, vão se conformando as épocas históricas. E

também criando, recriando e decidindo que o ho-

mem deve participar destas épocas. (FREIRE, 1981,

p.43)

Sendo assim, é crucial para a Rede Federal de Edu-

cação Profissional, com sua história centenária constituída

como referência imaginária do brasileiro na alternativa para

uma possibilidade de mobilidade social, que se mantenha

o processo de internacionalização vinculado a sua origem

transformadora. Para isso, se faz necessário o registro e aná-

lise dessas experiências, bem como a manutenção dos prin-

cípios de uma educação comprometida com o avanço social

e humano.

Mais do que nunca, o “estar com o mundo” de Freire

se consubstancia como uma premissa a ser preservada na

estratégia de internacionalização dos IFs, devendo ser en-

tendido como um princípio que traz condições fundantes

para uma educação solidária e libertadora: a humanização, a

superação da opressão, o protagonismo e a capacidade de

sonhar e transfigurar o mundo em que vivemos.