102
EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
manha entre os anos de 1970 e 2000, investigar a recepção
das ideias do pedagogo brasileiro Paulo Freire.
Para esta pesquisa usou-se como referencial teórico as
obras de Paulo Freire e os textos escritos sobre este peda-
gogo na década selecionada, publicações e trabalhos aca-
dêmicos.
A metodologia empregada nesta pesquisa foi a análi-
se bibliográfica. A pesquisa dos textos foi realizada através
da Internet e por meio do Arquivo Geral Integrado de Biblio-
tecas Alemãs. Foram considerados para este estudo exclu-
sivamente os textos escritos na área da Educação (também
foi possível identificar inúmeros textos relacionados a Paulo
Freire nas áreas da teologia e da sociologia). A bibliografia
levantada e coletada foi tabelada e analisada em relação a
incidência de textos ao longo das três décadas e às áreas
temáticas abordadas.
Os gráficos a seguir apresentam a recepção em dife-
rentes aspectos ao longo do período investigado:
Imagem 1
: Desenvolvimento da recepção de
1970 a 2000. (DAL PIVA, 2003, p. 43).