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EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

As ideias de Freire foram apresentadas na Alemanha

dentro das seguintes temáticas:

Imagem 3:

Divisão dos textos por temática (DAL PIVA, 2003, p. 46).

Dos 181 textos escritos no período investigado, 28,2%

versam sobre a teoria de Freire, 26% sobre sua proposta me-

todológica, 12,12% sobre alfabetização e 11,6% sobre edu-

cação de adultos. 17,6% envolvem mais de um tema. 4,4%

dos textos tratam de outros temas, por exemplo, a refor-

ma da educação escolar, o desenvolvimento curricular e a

biografia de Freire, e, diferentemente das outras temáticas,

apresentam crescimento de mais de 71% ao longo dos trinta

anos.

A análise dos textos permite concluir que a concepção

pedagógica de Paulo Freire e sua proposta didática encon-

traram solo fértil na República Federativa da Alemanha entre

1970 e 2000. A maior parte dos autores que desenvolveram

a temática da concepção teórica concentraram-se na leitura

e estudo das obras escritas por Freire nos anos 60 e 70, a

fase do Freire latino americano, do Freire da

Pedagogia do

Oprimido

, desconsiderando ou desconhecendo os escritos

e as ideias do Freire “cidadão do mundo” dos anos 80 e 90,

que se ocupou de temas internacionais e interdisciplinares

2

.

Já a recepção do método didático centra-se nos cursos de

“alfabetização” de adultos, tendência evidenciada nos textos

2

Até 2002 as obras de Freire escritas nos anos 80 e 90 não haviam sido

traduzidas para o alemão.