104
EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
As ideias de Freire foram apresentadas na Alemanha
dentro das seguintes temáticas:
Imagem 3:
Divisão dos textos por temática (DAL PIVA, 2003, p. 46).
Dos 181 textos escritos no período investigado, 28,2%
versam sobre a teoria de Freire, 26% sobre sua proposta me-
todológica, 12,12% sobre alfabetização e 11,6% sobre edu-
cação de adultos. 17,6% envolvem mais de um tema. 4,4%
dos textos tratam de outros temas, por exemplo, a refor-
ma da educação escolar, o desenvolvimento curricular e a
biografia de Freire, e, diferentemente das outras temáticas,
apresentam crescimento de mais de 71% ao longo dos trinta
anos.
A análise dos textos permite concluir que a concepção
pedagógica de Paulo Freire e sua proposta didática encon-
traram solo fértil na República Federativa da Alemanha entre
1970 e 2000. A maior parte dos autores que desenvolveram
a temática da concepção teórica concentraram-se na leitura
e estudo das obras escritas por Freire nos anos 60 e 70, a
fase do Freire latino americano, do Freire da
Pedagogia do
Oprimido
, desconsiderando ou desconhecendo os escritos
e as ideias do Freire “cidadão do mundo” dos anos 80 e 90,
que se ocupou de temas internacionais e interdisciplinares
2
.
Já a recepção do método didático centra-se nos cursos de
“alfabetização” de adultos, tendência evidenciada nos textos
2
Até 2002 as obras de Freire escritas nos anos 80 e 90 não haviam sido
traduzidas para o alemão.