XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS
PENSAMENTO DESCOLONIAL:
REFLEXÕES A PARTIR DA OBRA DE FREIRE
Lucas Hoffmann
1
Diandra dos Santos de Andrade
2
Rodrigo Weber da Fontoura
3
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre os proces-
sos descoloniais a partir dos pensamentos de Paulo Freire.
Para tanto, faremos uma reflexão teórica sobre a importân-
cia do pensamento descolonial para os processos educati-
vos dentro da universidade.
Partimos do pressuposto que operamos dentro de um
pensamento colonial, uma articulação entre epistemologias
hegemônicas e os seus modos de perpetuação dos mode-
los de produção e validação do conhecimento (ASSIS, 2014).
Logo, há uma sujeição de saberes que implica na “internaIi-
zação da subalternidade nas estruturas subjetivas do coloni-
zado” (MIGLIEVICH-RIBEIRO, 2014).
Paulo Freire aponta, em sua obra, uma educação que
busca uma “libertação” do ensino engessado. Deste modo,
consideramos os próprios processos pedagógicos, que se
aplicam entre os latino-americanos, como constituídos por
uma lógica colonial do saber, que mantém especificidades
apartadas e silenciadas frente à produção e crítica do co-
nhecimento internacional, inviabilizando um diálogo demo-
crático sobre a própria condição de colonizado.
Segundo Freire (1996) é necessário que homens e mu-
lheres se reconheçam na condição de sujeitos inacabados,
colocando-se numa posição de luta para não ser somente
1
Graduando em Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNI-
SINOS, bolsista UNIBIC no PPGEdu,
lukaos@hotmail.com2
Graduada em Letras – Português pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos
– UNISINOS, bolsista de Apoio Técnico CNPq,
diandra.andrade@hotmail. com3
Graduando em Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNI-
SINOS, bolsista PRATIQ no PPGEdu,
rodrigoweberdafontoura@gmail.com